Guimarães recebe o principal evento a nível desportivo no âmbito universitário entre os dias 29 de abril e 10 de maio.
Decorreu, esta terça-feira, a apresentação das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2019. Numa cerimónia realizada no Instituto de Design de Guimarães, no Campus de Couros, Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, assumiu o desejo de ver criado o curso de Desporto no campus de Azurém da Universidade do Minho.
Para além de Ricardo Costa, a apresentação da prova contou com a presença de alguns elementos ligados à organização. Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), iniciou o evento e António Paisana, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) também interveio na cerimónia.
Nuno Reis considerou ser uma “grande honra” para a AAUM receber o evento, realçando a vontade de, com a ajuda de todos, protagonizar um dos melhores Campeonatos Universitários. “Estou convicto de que, juntos, vamos tornar estes Campeonatos Nacionais Universitários uns dos melhores de sempre”, concluiu.
Seguiu-se Diogo Arezes no palco. O consultor de sustentabilidade dos SASUM falou acerca das inovações que irão ser implementadas este ano nos CNU’s, no âmbito do plano de sustentabilidade. A mobilidade sustentável, com o fornecimento de bicicletas elétricas para os estudantes experimentarem, a reciclagem e gestão de resíduos, com as garrafas de plásticos a ser substituídas por garrafas reutilizáveis, e as campanhas sociais, com a recolha e oferta de equipamentos desportivos a instituições de caridade social, são medidas que vão ser implementadas ao longo do evento. Diogo Arezes considerou que é necessário “envolver todas as pessoas, de modo a que os objetivos propostos sejam alcançados”.
António Paisana partilhou a opinião dos restantes representantes. Realçando o número de participantes no evento, cerca de “2.500 estudantes envolvidos e oito modalidades”, o presidente dos SASUM destacou igualmente a importância das boas relações com a AAUM na organização deste tipo de eventos.
Cooperação foi a palavra escolhida por Ricardo Costa para definir a parceria entre a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Guimarães. Sublinhando que a cidade de Guimarães está preparada para receber o evento, o vereador elogiou igualmente a ideia do plano de sustentabilidade. “Não temos um planeta B, temos um planeta A e temos de tratar bem dele”, afirmou. Ricardo Costa referiu também que gostava que passasse a existir o curso de Desporto em Guimarães, dizendo que a “Universidade do Minho devia pegar nessa ideia”.
Por último, falou Daniel Monteiro, presidente da FADU. Destacando o facto de este ser o primeiro evento após a aprovação do estatuto de estudante-atleta, o representante máximo do desporto universitário deixou o desejo de que o número de jovens a praticar atividade física de forma regular aumente.
Este foi o pontapé de saída da edição dos Campeonatos Universitários de 2019. O evento decorre entre os dias 29 de abril e 10 de maio, estando agendado para o dia 9 de abril, na plataforma das artes em Guimarães, o sorteio dos jogos dos eventos.