Dérbi minhoto termina empatado 4-4. Tomás Pereira esteve em destaque com 3 tiros certeiros.
O Parque das Tílias foi palco de mais um dérbi minhoto este sábado. Em jogo a contar para a 19º jornada do Campeonato Nacional I Divisão, Riba d’Ave HC e Juventude de Viana empataram 4-4. Os forasteiros estiveram quase sempre na frente do marcador, mas um tento de Diogo Casanova ao cair do pano garantiu um ponto para os famalicenses.
As equipas entravam para esta partida em igualdade pontual na tabela classificativa. O Riba d´Ave HC somava cinco jogos sem vencer enquanto a Juventude de Viana tinha empatado e perdido os dois últimos jogos. O equilíbrio entre as duas formações e o estatuto de dérbi minhoto ditavam desde logo um embate intenso dentro da quadra.
A formação orientada por André Azevedo entrou melhor no enocntro. Gonçalo Suíssas fez o gosto ao stick e balanceou as redes da formação da casa ao minuto nove e 12. Apesar disso, a turma famalicense não sentiu o peso dos golos sofridos e rapidamente deu uma resposta. Tomás Pereira teve, aos 18 minutos, a oportunidade de reduzir o marcador através da marcação de penálti, mas o guarda-redes adversário defendeu o remate.
A bola não entrou aos 18, no entanto, aos 22 minutos, o mesmo Tomás Pereira fez aquele que seria o primeiro golo da sua conta pessoal. Ainda os festejos acabavam quando Francisco Silva, no mesmo minuto, colocou o marcador em 3-1 favorável à equipa de Viana do Castelo.
Tomás Pereira voltaria a dar esperanças à sua equipa e a um minuto do intervalo colocaria o resultado com a diferença mínima. As equipas recolhiam assim aos balneários com o marcador em 2-3.
Na segunda parte, a equipa forasteira voltou a entrar melhor e Nélson Pereira, aos 37 minutos, dilatou a vantagem para a Juventude de Viana. A margem de dois golos de diferença duraria pouco tempo, uma vez que o suspeito do costume, Tomás Pereira, consolidou o hat-trick um minuto depois. A faltar 12 minutos para o fim do jogo, a incerteza no resultado era maior do que nunca. A vantagem para os visitantes de 4-3 revelou-se curta quando, ao cair do pano, a igualdade a quatro ficou consumada. Diogo Casanova, aos 48 minutos, fez o golo que permitiu o empate para o conjunto de Hugo Azevedo.
As equipas continuam em igualdade pontual, com 22 pontos, ocupando o sétimo (Riba d’Ave HC) e oitavo (Juventude de Viana) posto do campeonato. Os ribadavenses têm encontro marcado com o Famalicense, enquanto o Juventude de Viana encontra o Calendária. Ambas as partidas são referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal.