Welthon saltou do banco para fazer o golo solitário que valeu os três pontos à equipa minhota.

Noite de emoções no D. Afonso Henriques. A formação do Vitória SC recebeu e venceu a equipa do Marítimo, por uma bola a zero, num encontro referente à 24ª jornada da Liga NOS. O duelo ficou marcado pelo primeiro tento do brasileiro Welthon ao serviço da equipa vimaranense, golo que deixou o ex-Paços de Ferreira em lágrimas.

Entrou muito forte o conjunto insular. Aproveitando o facto de a equipa do Vitória SC ter entrado algo adormecida, o Marítimo, por duas vezes, esteve perto de inaugural o marcador. Logo aos três minutos, Getterson obrigou Miguel Silva a sujar o equipamento, com uma defesa apertada. Três minutos depois, na sequência de um pontapé de canto, Zainadine obrigou novamente o guardião vitoriano a uma excelente defesa. Luís Castro não gostava do que via.

A equipa da casa procurava ter bola e assumir as despesas do jogo, mas era a turma de Petit que causava maior perigo com Getterson a causar todo o tipo de problemas à equipa minhota. Aos 33 minutos, Petit foi forçado a mexer na equipa, com Rúben Ferreira a sair, lesionado, dando lugar a João Correa. Com esta alteração, Edgar Costa baixou para lateral direito, com Nanu a passar a ocupar o lado esquerdo da defensiva madeirense.

O jogo continuou sempre muito amarrado até ao fim do primeiro tempo. Destaque para dois lances onde ambos os conjuntos protestaram. Primeiro Guedes caiu na área do Marítimo, numa disputa de bola com Zainadine. No seguimento da jogada, Sacko faz falta a meio campo, com todo o banco do Marítimo a pedir o segundo amarelo para o lateral minhoto. O árbitro João Pinheiro mandou jogar.

No reatamento da partida, houve lugar a três alterações. No lado do Vitória SC, Dodô e Welthon ocuparam os lugares de Sacko e Guedes, enquanto que Áfrico rendeu o central Grolli. Entrou melhor o conjunto vimaranense no segundo tempo, em contrapartida ao início da partida. Agora mais pressionante, fruto de uma linha mais subida, os homens de Luís Castro procuravam causar mais problemas à defensiva adversária.

Essa  mesma pressão acabou por dar frutos. Aos 63 minutos, após uma jogada de insistência, Pêpê desferiu um cruzamento com conta, peso e medida para o interior da pequena área, com Welthon a cabecear para o fundo das redes de Charles. Foi o primeiro golo do ex-Paços de Ferreira ao serviço da equipa minhota. O conjunto de Petit reagiu bem ao golo sofrido, embora sem resultados práticos.

Apesar do maior atrevimento dos visitantes, acabaria por ser o Vitória SC a ficar perto do segundo tento. Novamente Welthon, após cruzamento na direita de Dodô, cabeceou para um golo praticamente certo. Charles disse “não” ao avançado brasileiro, tirando a bola praticamente em cima da linha de golo, naquela que foi uma defesa do outro mundo por parte do guardião maritimista. Até ao fim,o Vitória SC conseguiu gerir o jogo, sem que o conjunto orientado por Petit criasse real perigo junto da baliza de Miguel Silva.

Vitória importante por parte do conjunto da cidade de berço, que assim aproveita o deslize do vizinho Moreirense para se aproximar do quinto posto. Ao fim de 24 jornadas, o Vitória SC ocupa a sexta posição, com 39 pontos. Já o Marítimo mantém o 15º posto. Na próxima jornada há dérbi minhoto, com a formação de Luis Castro a defrontar o rival SC Braga.