O espetáculo estreou-se pela primeira vez em novembro do ano passado, pela altura da celebração de dez anos da personagem.
“Bruno Aleixo – Biografia Não Autorizada” subiu este sábado ao palco do Theatro Circo. Pedro Santo e João Moreira conduziram o espetáculo onde se fez uma retrospetiva da vida da personagem digital pelos vários programas que já apresentou. Bruno Aleixo, uma criatura que se aproxima a um Ewok, estreou-se com “O Programa do Aleixo” em 2008, na SIC Radical.
O espetáculo de comédia contou com casa cheia. Pedro Santo, um dos criadores da personagem, assumiu o papel de escritor biográfico da vida de Aleixo, que recusou a oferta de ver a sua vida exposta. O escritor inicia então uma biografia não autorizada apresentando os melhores momentos da figura ao longo dos últimos anos. João Moreira, que dobra a voz do urso, juntou-se também em palco.
A história de vida de Bruno Aleixo ia sendo acompanhada por vídeos das diferentes etapas da personagem. Primeiro, a simulação da sua morte, que justificou a mudança física no início da carreira, e depois os testemunhos dos colaboradores, amigos e família. O Busto, Renato Alexandre e o Homem do Bussaco são algumas das personagens com quem Bruno Aleixo lida nas suas rubricas e que podem ser vistas nos seus programas.
Com comédia e sarcasmo, o espetáculo percorreu ainda a vida de Aleixo antes de 2008. A sua passagem pela escola nos anos 60, as diferentes profissões ao longo dos anos, os testemunhos do irmão e colegas de escola, entre outros momentos.
A ideia de criar os programas nasceu em Coimbra, pela mão de João Moreira e Pedro Santo. A personagem foi ganhando visibilidade e, nestes dez anos de existência, surgiram várias rubricas e spin-offs como “Aleixo no Hospital”, “Aleixo na Escola”, “Aleixo no Brasil”, “Aleixo FM”, “Aleixopédia” e muitos outros.