Num jogo equilibrado, com dois períodos ganhos por ambas as equipas, foi a diferença pontual alcançada na primeira parte, que assegurou o triunfo vitoriano.
O Vitória SC visitou, esta terça-feira, o reduto do Lusitânia, tendo triunfado por 84-91. Num jogo a contar para a 20ª jornada da Liga LPB, os vitorianos travaram o ciclo de duas derrotas consecutivas e regressaram às vitórias, subindo ao nono lugar da tabela classificativa, com 28 pontos.
Depois da derrota na jornada passada frente ao Terceira Basket, a formação vimaranense via-se obrigada a conquistar um bom resultado para virar o mau momento que estava a travessar esta época. E, no primeiro período, foi essa a atitude do grupo orientado por Fernando Sá. Os minhotos entraram melhor no encontro e venceram o período inaugural por 13-20.
No segundo, os pupilos de Guimarães aumentaram a vantagem, mas com uma resposta positiva do Lusitânia, que criou dificuldades à formação vimaranense. Contudo, as investidas dos visitantes asseguraram a dianteira no marcador, tendo o jogo chegado ao intervalo com o Vitória SC a vencer por 31-42.
No segundo tempo, e depois de ter dado sinais de crescimento no jogo, o Lusitânia entrou melhor e reduziu a desvantagem no marcador. Os vitorianos começaram a perder a superioridade na partida, permitindo aos caseiros concretizar grande parte dos ataques que criavam. Com esta boa entrada na segunda parte, o jogo chegou ao último período com uma diferença pontual de apenas oito pontos (56-64), tendo o Lusitânia vencido este terceiro período (25-22).
Por cima do encontro, a formação insular tentou, no último período, virar o resultado. No entanto, verificou-se a fase mais equilibrada do encontro, pois se por um lado os caseiros queriam a reviravolta no marcador, por outro os vitorianos precisavam de assegurar a vitória. O encontro seguiu com investidas de ambas as partes, que concretizavam e colocavam sempre a incerteza de quem venceria o último período.
O grupo orientado por Iñaki Martín chegou mesmo a vencer esta última fase da partida apenas por um ponto (28-27), mas não foi suficiente para impedir o triunfo dos vimaranenses, por 84-91. Contas feitas, as duas equipas venceram dois períodos cada uma, mas a superioridade do Vitória SC nos dois primeiros permitiu um resultado mais dilatado, tendo sido crucial para a vitória na partida.
Com este resultado, os vimaranenses subiram ao nono posto da tabela classificativa, com 28 pontos. O Lusitânia ocupa a quinta posição, com 29 pontos. Na próxima jornada, os pupilos de Fernando Sá recebem o FC Porto, já os caseiros visitam o CAB Madeira.