Run Wild Run Free é o primeiro EP de Zacari e o primeiro projeto que o artista lançou em conjunto com a produtora Top Dawg Entertainment. Este trabalho foca-se principalmente em dois assuntos, que são já comuns e associados a este cantor: o amor e a jornada do artista. Esta dicotomia cria dois grandes blocos de músicas dentro do projeto.

O primeiro bloco é dedicado às relações amorosas e às experiências negativas do artista. “You Can Do Anything” é exemplo disso, pois Zacari expressa a sua dor perante o fim do relacionamento, devido à sua própria insegurança e ao facto de não conseguir ser bom o suficiente para a sua parceira.

mi.edu/

Outro grande exemplo é “Don’t Trip”, onde o cantor retrata uma relação extremamente tóxica, na qual a sua namorada desconfiava constantemente dele, o que causava grandes atritos entre ambos. Ainda no tópico da paixão temos a faixa “Ten Outta Ten”, extremamente bem concebida e melódica, em que o cantor expressa o seu amor shakesperiano pela sua amada, afirmando que cometeria suicídio por ela, se fosse necessário.

O segundo bloco do EP relaciona-se com o caminho que o artista talhou para chegar onde se encontra neste momento. Em faixas como “Midas Touch” e “Lone Wolf”, Zacari reflete sobre a sua solidão e como a começou a aceitar, para chegar a um autoconhecimento mais profundo e aumentar a sua autoestima, levando-o a atingir os seus objetivos na indústria musical. Chega a afirmar que a frieza e a distância que “aprendeu” em Hollywood foram determinantes para o seu sucesso.

Em “Young & Invincible”, que conta com a participação de Lil Yachty, os artistas contemplam a irreverência e a liberdade de ser jovem, o sentimento de ser imortal, a necessidade de desafiar as regras e a felicidade que a despreocupação face às consequências traz. Em “Run Wild Run Free”, o tema é semelhante, pois o cantor refere a importância que dá ao seu tempo a sós e o quão fulcral é a sua liberdade para se expressar, quer artisticamente quer socialmente.

No geral, Run Wild Run Free é uma experiência prazerosa que, embora não chegue a um nível de excelência, é bem conseguido e agradável. A voz encantadora de Zacari transporta-nos para outra realidade e cria no ouvinte a sensação de tranquilidade e calma.