A prova realizou-se no passado fim de semana em Vizela. A cidade minhota recebeu cerca de uma centena de atletas.

O Águas Bravas Clube foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Slalom.  As equipas minhotas, Associação de Mergulhadores e Atividades Subaquáticas de Vizela e Darque Kayak Clube, também participaram. Além desta prova, o programa incluiu, este ano, o Open Ibérico. Os canoístas do país vizinho venceram em seis categorias da competição luso-espanhola.

No coletivo, o Águas Bravas Clube ficou em primeiro lugar, com 352 pontos. A medalha de prata foi para a Associação Desportiva de Amarante, com um total de 202 pontos e, com 170, o Darque Kayak Clube ocupou o último lugar do pódio.

Na prova em que o palco foi o Rio Vizela, participaram cerca de uma centena de canoístas correspondentes a 12 equipas. Na apresentação pública do Campeonato Nacional de Slalom, Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, referiu que os vencedores da competição iam representar a seleção nacional no Campeonato do Mundo.

Em veteranos, o clube vencedor foi o Águas Brancas Clube, com 84 pontos. Seguiram-se o Aventura Marão Clube, com 78, e o Darque Kayak Clube, com 56. Na categoria C2 sénior misto, José Carvalho e Patrícia Queirós, da Associação Desportiva de Amarante, receberam a medalha de ouro.

No setor feminino, Lara Silva, do Águas Bravas Clube, ficou em primeiro lugar em K1 sénior. Também em K1, mas nos veteranos A, Alexandra Menezes, do Clube Náutico Barquinhense foi a campeã. Da mesma equipa, Carolina Carita foi também a atleta a conseguir mais pontos, desta feita em infantil. A fechar o setor feminino, a canoísta do Darque Kayak Clube, Helena Araújo, cortou a meta antes de qualquer portuguesa e foi campeã nacional. No entanto, o primeiro lugar foi para Roxana Bernárdez.

Já no masculino, Antoine Launay (Darque Kayak Clube) subiu mais alto no pódio de K1 sénior. O atleta conquistou o primeiro lugar também em C1 sénior. Cristiano Duarte, Associação Desportiva de Amarante, e Mário Silva, Águas Bravas Clube, foram os vencedores da categoria K1 veteranos A e C, respetivamente. Ainda no mesmo escalão, Adriano Ribeiro (Aventura Marão Clube) e José Castro (Darque Kayak Clube) venceram em C1, na categoria A e C. Em K1 júnior, Daniel Vieira, do Águas Bravas Clube foi o mais rápido, tornando-se campeão nacional.

Em K1 cadete, a vitória a nível nacional ficou para um atleta da casa. Miguel Vieira, da AMAS de Vizela, foi o primeiro português a cortar a meta, apenas atrás de Alexis Segades. Na mesma situação ficou Rodrigo Gonçalves, em K1 infantil. O atleta do clube vizelense assegurou o título nacional, mas ficou atrás de Valentin Muñoz.

O Campeonato Nacional de Slalom iniciou na sexta-feira com treinos livres. No sábado à tarde começaram as eliminatórias, sendo que para domingo se disputaram as semifinais e a final. A Federação Portuguesa de Canoagem contou com o apoio do município de Vizela e do clube local, AMAS, para organizar a prova.