Lançado em fevereiro de 1985, o autointitulado Whitney Houston foi o primeiro álbum de estúdio da rainha das baladas e dos prémios. O projeto, dentro dos géneros principais da artista, como R&B, Soul e Dance Pop, foi logo um êxito por todo o mundo.
Em todo o sucesso do projeto, destacam-se os discos platina por todo o globo, mas também vários de ouro e dois de diamante nos Estados Unidos e no Canadá. Com todas estas classificações e prémios, Whitney Houston acabaria também por ser o presságio do que ainda estaria por vir, o início de uma carreira de ouro.
“You Give Good Love” é a primeira faixa e situa-se entre o Soul e o R&B, o que torna a abertura do álbum numa entrada suave para o trabalho de Whitney, com o coro de vozes angelicais e a voz doce da artista. Esta canção foi ainda indicada para o prémio de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B nos Grammy Awards e ganhou o prémio de Single Favorito de Soul/R&B nos American Music Awards (AMA).
Em quarto lugar destaca-se “Saving All My Love For You” que é, até hoje, uma das músicas mais marcantes e famosas da cantora. Um pouco mais virada para o popular, o single não foge de todo ao estilo da artista e não sai facilmente da cabeça de qualquer pessoa que a oiça, devido ao seu ritmo ondulante e à voz de Whitney que é completamente hipnotizante e fantástica. A faixa venceu também dois prémios: Melhor Performance Vocal Feminina Pop, nos Grammys, e Vídeo Favorito de Soul/R&B, nos AMA.
Mais à frente, “How Will I Know” é, talvez, a canção de todo o álbum que mais marca a diferença, visto que foge um pouco para o estilo Dance eletrónico. Com um ritmo cativante, convida todos a dançar, ou, pelo menos, a bater o pé, tanto pela batida divertida como pela letra quase sequencial e pela voz da cantora. Este single foi muito bem pensada, pois alargou o álbum à “geração MTV”, o que garantiu à artista o prémio de Melhor Vídeo Feminino dos MTV Video Music Awards.
“The Greatest Love of All” é, talvez, o maior single do álbum. A balada tem um instrumental fantástico que a voz de Whitney consegue tornar ainda melhor. Com uma mensagem extremamente importante e bela que nos ensina que o maior amor de todos está dentro de nós e que, assim sendo, “é fácil de alcançar”. A faixa conseguiu perdurar até aos dias de hoje, sendo que pode ser considerada como ainda muito atual. Foi também a canção, de todo o álbum, que conquistou mais prémios merecidos: Gravação do Ano (Grammys) e Vídeo Single Favorito de Soul/R&G (AMA), sendo também indicada para Melhor Single Feminino (Soul Train Music Awards).
O álbum termina com a faixa “Hold Me”, um dueto com Teddy Pendergrass. A balada faz o projeto terminar da mesma forma que começou: num ambiente calmo e suave. Esta faixa é tão doce e tão cuidada que acaba quase como uma canção de embalar e faz lembrar as músicas da Disney e dos musicais escritos por Andrew Lloyd Webber.
Whitney Houston é, sem dúvida, um álbum para ouvir e ouvir vezes sem conta. É uma das grandes obras-primas da cantora, por ser um projeto que varia entre as baladas mais ternas e as canções mais animadas para dançar ou cantar no chuveiro, numa linha melódica muito bem pensada. Um trabalho e uma artista que nunca morreram, ficaram para a história e assim irão permanecer por muito tempo.
8/10
Álbum: Whitney Houston
Artista: Whitney Houston
Data de lançamento: 11 de Fevereiro de 1985
Editora: Arista Records