O lugar mais alto do pódio foi conquistado em duas vitórias nos jogos da final. A AAC foi claramente superior à formação da AAUE.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) ergueu a taça de primeira classificada no Campeonato Nacional Universitário de rugby 7 feminino, esta terça-feira de manhã, em Guimarães. As jogadoras da universidade do cento do país mediram forças com a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e saíram vencedoras nos dois jogos da final. Na primeira mão, triunfaram por 0-37. Na segunda partida, o resultado foi mais folgado (45-0).
No primeiro encontro, desde cedo, percebeu-se as grandes diferenças entre as equipas. A AAC começou o jogo com um ensaio. Sara Silva foi mais rápida que as adversárias e colocou as conimbricenses a vencer, nos momentos iniciais da partida. As atletas da AAUE não conseguiram parar as opositoras e, ao intervalo, o placard assinalava 0-22.
No segundo tempo, a toada manteve-se. Mais agressiva e veloz, a formação da AAC foi ampliando o marcador. Sempre em destaque, Sara Silva era a principal quebra-cabeças para as adversárias. A partida terminou com a vitória por 0-37.
A segunda mão da final foi mais desequilibrada. As atletas da AAC entraram fortes e decididas a resolverem cedo a partida. Sara Silva voltou a ser o destaque da equipa de Coimbra. O primeiro ensaio teve o selo da camisola 4. Ao intervalo, o marcador estava fixado em 19-0.
Depois de um breve descanso, o jogo retomou. Apesar do calor que se fez sentir na Pista de Atletismo Gémeos Castro, o ritmo da equipa da AAC não abrandou. Com jogadas rápidas e aproveitando a desconcentração das adversárias, foram, mais uma vez, aumentando a diferença no placard. A segunda mão da final terminou com o resultado de 45-0.
Com estes dois triunfos contundentes, a AAC sagrou-se campeã de rugby 7 no feminino. A formação da AAUE nunca conseguiu beliscar o domínio das suas adversárias e foram incapazes de fazer qualquer ensaio nos dois encontros, tendo ficado com a prata.
A modalidade de rugby de 7 feminino é a única da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários em que não vai ser atribuída medalha de bronze. Apenas duas equipas se inscreveram para competir neste torneio.