O Theatro Circo recebeu, no domingo à noite, o último concerto da terceira edição da Semana do Piano, uma colaboração entre diferentes instituições do município de Braga.
Os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester atuaram no Theatro Circo, em Braga, no passado domingo à noite. O concerto encerrou a terceira edição da Semana do Piano.
Os músicos apresentaram-se de fato perante uma audiência que quase encheu a sala de espetáculos do Theatro Circo, galerias incluídas. Os dois pianos, dispostos face a face, apenas necessitaram da parte frontal do palco, com as cortinas fechadas por trás. As luzes permaneceram ligadas e o concerto não usou mais adereços que não a mestria dos dois artistas.
Ao longo de quase duas horas, Pedro Burmester e Mário Laginha dispensaram intervenções entre as peças e falaram através da música. As peças tocadas em dueto variavam em tom e intensidade, com alguns momentos calmos em contraste com instantes frenéticos. Os músicos mostraram-se expressivos e de uma entrega completa à sua performance.
Nas pausas da sessão, o staff afinou diferentes teclas do piano de Burmester, determinado em tocar as notas com a maior fidelidade sonora. O público regozijou-se e aplaudiu um pequeno solo improvisado por um elemento da equipa.
Na última parte do concerto, cada um dos pianistas atuou sozinho. Houve ainda tempo para um dueto no mesmo piano, com um pequeno toque de humor inusitado. A noite chegou ao fim com um último dueto à medida dos anteriores, recebido com aplausos da audiência.
A terceira edição da Semana do Piano foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga, em parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Além de outros eventos, no fim-de-semana anterior, o Theatro Circo acolheu um concerto dado pelo pianista Nélson Freire.