A nadadora fafense conseguiu um tempo de 16:31.16 minutos nos 1500 metros livres.
A atleta do SL Benfica é a primeira atleta portuguesa a garantir presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Diana Durães alcançou a marca de 16:31.16 minutos nos 1500 metros no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos de piscina longa, que decorre no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.
Detentora de vários recordes nacionais, a ‘super nadadora de Fafe’, como é conhecida, marcou, deste modo, a primeira presença em Jogos Olímpicos. Este será o maior desafio desportivo para a atleta de 22 anos. “Não há palavras para descrever o que sinto” afirmou Diana Durães. A nadadora acrescentou que quer “dar um passo de cada vez” e agora vai ficar-se no Campeonato do Mundo que era o “objetivo da época”.
Além da fafense, também Ana Catarina Monteiro garantiu a presença nos Jogos Olímpicos e vai igualmente fazer a estreia nesta competição. A nadadora do Vilacondense conseguiu os mínimos ao fazer 2:08.40 minutos nos 200 metros mariposa. Os tempos de prova foram também um passaporte para o Campeonato do Mundo de 2019, que decorre na Coreia do Sul, entre os dias 22 e 28 de julho.