Atletas do IES Fafe e AAUBI subiram ao lugar mais alto do pódio. A nível coletivo, a AAUM terminou na terceira posição.

Mónica Silva, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, no feminino, e Filipe Fraqueiro, da Associação Académica da Universidade da Beira-Interior (AAUBI), no masculino, foram os vencedores do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada. A corrida, realizada este domingo em Guimarães, teve início dentro do Campus de Azurém e terminou junto à Praça da Mumadona.

A atleta do instituto superior minhoto concluiu a prova com o tempo de 39:12,58 minutos. Mónica Silva ficou à frente de Laura Regalado, da Universidade do Porto, segunda classificada, e de Sara Duarte, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, que fechou o pódio.

Na categoria masculina, Filipe Fraqueiro foi o mais rápido a percorrer os dez quilómetros de prova. O atleta da AAUBI acabou a competição com o tempo de 33:27,17 minutos. Logo atrás, o corredor da Associação de Estudantes do Instituto Universitário da Maia, Paulo Fontão, terminou 1:52 minutos mais tarde. Em terceiro lugar, Jorge Aido, da Universidade do Porto, conclui o percurso 2:13 minutos depois do vencedor.

Por equipas, a Associação Académica da Universidade do Minho ficou na terceira posição. À frente da formação minhota ficaram a AAUBI, em segundo, e a Universidade do Porto, que ocupou o lugar mais alto do pódio.

Esta prova integrou a “Corrida Guimarães, Cidade Universitária”, que foi aberta a toda a população. Em seniores masculinos, Tiago Pinto foi o vencedor, enquanto Ângela Freitas foi a mais rápida em femininos. A competição antecedeu a cerimónia de abertura da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários. O evento tem início esta segunda-feira e prolonga-se durante duas semanas.