A obra, que possui quase 100 páginas com ilustrações, divide-se em quatro partes. O prefácio foi escrito por Rui Vieira de Castro, atual reitor da UMinho, e o posfácio por António Cunha, ex-reitor da instituição.
A Universidade do Minho apresentou na última quinta-feira o primeiro livro publicado pela UMinho Editora. O Largo do Paço recebeu Maria Manuel Oliveira, arquiteta e escritora do livro “Abrir ‘O Paço’ À Cidade”, para a apresentação da obra que fala do projeto de requalificação do Paço Arquiepiscopal de Braga.
O edifício do Largo do Paço, onde agora se localiza a Reitoria, a Biblioteca Pública e outros serviços da Universidade do Minho, é o tema central do livro. A autora referiu que “o Paço tem uma grande ligação ao conhecimento”, e, por essa razão, nasceu uma obra que sintetiza a história do antigo Paço Arquiepiscopal.
Maria Manuel Oliveira destacou que “foi necessário analisar a história”, visto que “o Paço é um lugar simbólico do poder”. O livro surgiu pela necessidade de perceber as intervenções arquitetónicas no edifício e utilizações dos espaços ao longo do tempo. Para a autora, “estamos perante algo que é uma síntese de um processo longo e complexo”.
Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, começou por dizer que sempre houve “uma aspiração da universidade para ter uma editora”. A notícia foi avançada nas celebrações do 45º aniversário da UM, onde se revelou que o novo serviço editorial atuaria no ramo da edição de livros, publicação de revistas e também publicações no digital no círculo da comunidade académica. Na apresentação da obra, Maria Carmo Ribeiro, docente na universidade, frisou a importância de respeitar a “proteção ambiental e desafios de sustentabilidade” da nova editora.
Maria Manuel Oliveira, autora do livro, cursou Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. É docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho desde 1997 e, neste momento, a sua área de intervenção é a do património edificado e das áreas de abandono. O livro é uma edição conjunta entre a UMinho Editora e o Laboratório de Paisagens, Património e Território.