Várias pessoas notáveis foram homenageadas durante a gala dos galardões “A Nossa Terra”. Destacaram-se a vereadora Sameiro Araújo e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

O evento “Braga Cidade Europeia do Desporto” foi galardoado esta terça-feira à noite, durante a gala “A Nossa Terra” no Forum Braga. A vereadora do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-estar, Associativismo e Cidadania e Participação na Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, também ganhou um galardão da categoria “Personalidade”. Várias figuras bracarenses foram também honradas.

Sameiro Araújo, autarca e treinadora de atletismo do Sporting Clube de Braga foi das personalidades mais homenageadas no evento “A Nossa Terra”. Para além de um galardão na categoria “Personalidade”, ficou também associada aos galardões da categoria “Evento”, entregues a “Braga Cidade Europeia do Desporto” e a “Juventude”, onde se distinguiu a atleta Mariana Machado. A vereadora demonstrou-se muito “satisfeita e orgulhosa” e acabou por confessar no seu discurso que “valoriza muito mais o reconhecimento da gente terra do que os de nível nacional e internacional”.

Quanto ao serviço público destacam-se duas categorias, com duas instituições galardoadas. Na categoria “Entidade” foi atribuído o galardão ao Hospital de Braga, e como Organismo de Serviço Público a Polícia Judiciária de Braga.

Várias instituições e associações de Braga também foram honradas durante a gala. A Instituição de Solidariedade Social premiada foi o Lar Conde Agrolongo e a Synergia que ganhou o galardão na categoria “Associação Cultural e Criativa”. Na categoria “Associação Desportiva” foi premiada a Associação Wado Internacional Karaté-Do Portugal. Já na categoria “Junta de Freguesia”, foi galardoada a União de Freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro, enquanto a Escola Básica 2,3 Frei Caetano Brandão levou o galardão de “Entidade Área Ensino”.

Para além disto, foi ainda premiada Fátima Soeiro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na categoria “Altruísmo”. Na categoria “Desporto” ganhou o galardão André Machado, atleta de Futsal do Sporting Clube de Braga/AAUM, e na categoria “Associativismo” foi destacado Armando Rosas. Sofia Sousa Rocha foi honrada na categoria “Música” e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, na categoria “Ciências e Educação”. Por último, na categoria Artes e Cultura foram destacados: o cartoonista Adão Silva e Carlos Garcia, na categoria “Carreira”.

Como todos os anos, não deixou de haver a categoria “Saudade”. O vereador e presidente da Região de Turismo Verde Minho e da Associação de Festas de S. João, Henrique Moura, foi a personalidade homenageada este ano.

O evento conta já com 22 décadas a honrar e homenagear  personalidades e instituições mais influentes nas diversas categorias.