Aveirenses foram superiores durante toda a partida e ao intervalo venciam por 46-28. A equipa minhota ficou com o terceiro lugar em basquetebol feminino.
A final de basquetebol feminina dos Campeonatos Nacionais Universitários opôs, esta tarde, a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A AAUAv conquistou o ouro ao vencer por uns esclarecedores 72-45. Destaque para Mariana Mendes, que teve a pontaria afinada nos tiros exteriores.
As equipas vinham de percursos semelhantes na prova e um registo só com vitórias. A NOVA venceu os dois jogos do grupo A e passou em primeiro lugar, à frente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Por sua vez, a AAUAv não deu hipóteses no grupo B e triunfou nos três jogos, passando no topo da classificação.
Nos quartos de final, as estudantes de Lisboa venceram a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, enquanto que as aveirenses deixaram pelo caminho a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Nas meias finais a NOVA carimbou a passagem frente à Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa, marcando encontro nesta final frente a AAUAv que deixou pelo caminho a AAUM.
O primeiro período sorriu às estudantes de Aveiro, que se colocaram na frente do placard nos instantes finais. A dois segundos do fim a número 11 e capitã da AAUAv, Ana Ipinosa, fechou a contagem favorável à sua equipa em 17-20. O segundo tempo revelou-se desequilibrado devido, em parte, à capacidade e ao acerto dos tiros exteriores das aveirenses. A partida foi para intervalo com o placard em 46-28 favorável à equipa da Universidade de Aveiro.
A segunda parte da partida começou tal como terminou a primeira. A vantagem de 18 pontos foi alargada para 30 pontos. O descalabro na pontuação, 35-65 ao fim do terceiro parcial, em muito se deveu a Mariana Mendes que continuava acertiva nos lançamentos de 3 pontos. No último período a diferença no marcador diminui, mas AAUAv acabou por vencer o jogo com alguma facilidade. 72-45 foi o resultado.
O ouro no basquetebol feminino seguiu, assim, para Aveiro e a prata ficou para a NOVA. Na discussão pelo terceiro lugar, a AAUM arrecadou o bronze e fechou o pódio.