Jogo de sentido único, no qual a AAUM já vencia por 29-11 ao intervalo, culminou na conquista da quinta medalha de ouro do dia por parte da formação minhota
Vitória incontestável da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) na última final da edição de 2019 dos Campeonatos Nacionais Universitários. A equipa minhota foi mais forte do que a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) e venceu por 50-27. Com este resultado, a AAUM elevou para cinco o número de medalhas conquistadas esta sexta-feira.
O início do jogo trouxe uma equipa da AAUM disposta a fazer valer o fator casa. Beneficiando da inspiração de Pedro Carvalho (não só na baliza, mas também a lançar o ataque) e da eficácia de Rafael Peixoto, o conjunto minhoto chegou aos 15 minutos já com uma vantagem de dez golos (17-7). O domínio da formação orientada por Eduardo Fernandes intensificou-se até ao fim da primeira parte, tendo as equipas ido para o descanso com o marcador fixado em 29-11.
No regresso dos balneários, a AAUM aproveitou para fazer muitas mudanças, fator que se fez sentir na produção da equipa. A vantagem alargada provocou algum relaxamento nos minhotos e a AAULHT aproveitou, ainda que de forma muito ténue, para reduzir a diferença no marcador. As contas do encontro ficaram fechadas com o 50-27 favorável à Associação Académica da Universidade do Minho.
No plano individual, destaque para os 12 golos de Rafael Peixoto, da AAUM, e para os nove de Tiago de Figueiredo, da AAULHT. Com o triunfo no andebol masculino, prova na qual o pódio ficou fechado com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a AAUM elevou para cinco o número de medalhas de ouro conquistadas esta sexta-feira.