A AAUM tentou de tudo para ficar com o título, mas a AAC foi mais eficaz. O golo do conjunto conimbricense surgiu nos instantes finais da partida.

A final de futsal dos Campeonatos Nacionais Universitários colocou frente a frente a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Associação Académica de Coimbra (AAC). No final dos 40 minutos, a vitória caiu para o lado conimbricense. O placard assinalou 3-2.

A equipa da AAUM entrou na final com o pé direito. Depois de decorridos os três minutos iniciais, João Rodrigues, camisola sete da AAUM, inaugurou o marcador. Os minhotos impuseram o ritmo de jogo durante toda a primeira parte, não deixando margem para que a equipa da Académica reagisse.

Quando faltavam dez minutos para o intervalo, Francisco Mikus teve perto de dilatar a vantagem. Pouco depois, o irmão gémeo, João Mikus, tentou a sorte, mas sem sucesso. Perto da recolha aos balneários, o número 6 da ACC, João Neves, foi advertido com um cartão amarelo na sequência de uma falta.

No recomeço da partida, a AAC esteve perto de empatar o desafio, mas o guarda-redes, Vasco Ribeiro, impediu. Se o guardião da turma minhota foi decisivo dentro dos postes, o guarda-redes adversário foi crucial no golo do empate. O camisola 12 do conjunto conimbricense assistiu Pedro Santos para o tento da igualdade.

Numa jogada com grande perigo, a formação de Coimbra esteve perto de passar para a liderança, porém, Vasco Ribeiro voltou a brilhar. Quando faltavam dez minutos para o final do encontro, Diogo Simões fez o segundo para a AAC.

O ritmo da partida começou a aumentar e João Abreu, como guarda-redes avançado, assistiu o Francisco Mikus para apontar a igualdade. Quando o jogo caminhava para o fim, Gabriel bateu Vasco Ribeiro e ofereceu o ouro ao conjunto de Coimbra. Depois da derrota frente à AAC no basquetebol feminino, esta foi a segunda derrota seguida para formações da AAUM.

No jogo de atribuição da medalha de prata, o Instituto Politécnico de Leiria derrotou o conjunto da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) e subiu ao último degrau do pódio.