Baseada numa lenda tradicional chinesa, Mulan surge como uma adolescente rebelde que foge dos típicos deveres femininos chineses. De forma a tentar salvaguardar o orgulho da família, veste-se de homem e parte para a guerra contra os Hun. A guerreira apoia-se nos seus fiéis companheiros – um grilo e um pequeno dragão – para superar os desafios impostos.

mulan, 1998

Muitos acreditam que Mulan é uma figura de empoderamento feminino. Contudo, este é um filme que procura desmistificar mais do que os preconceitos contra as mulheres. A adolescente mostra-se incapaz de cumprir os deveres femininos impostos pela cultura chinesa. No início do filme, Mulan é submetida a um teste dirigido por uma casamenteira. Neste teste, as mulheres têm de citar as regras do seu papel no casamento (“Fulfil your duties calmly and respectfully. Reflect before you act!”) e mostrarem-se aptas para executar tarefas tão simples como servir um chá. Após estes testes, a casamenteira tem como objetivo classificar uma mulher como boa ou má esposa. Neste caso, Mulan reprova – “You may look like a bride, but you will never bring your family honor!”.

Apesar da incapacidade em passar os testes da casamenteira, Mulan tenta orgulhar e proteger a sua família da desonra, substituindo, contra a vontade da família, o seu pai debilitado na partida para a guerra. Para tal, teve de se caracterizar como homem. Utiliza a armadura do pai, verde escura, composta por umas calças cinza e uma camisa bege. Para além disso, corta o cabelo com uma espada e prende-o com uma fita.

mulan, 1998

De forma a proteger a personagem, os anciãos da família enviam um protetor. Contudo, durante o processo de chamamento do mesmo, a sua figura física desmancha-se e Mushu passa a substituir essa mesma figura. O lagarto, – “DRAGON. Not lizard. I don’t do that tongue thing”- o dragão, passa a ajudar Mulan nas suas tarefas contudo, um pouco por sorte. Apresenta um humor muito característico, uma ânsia de ascender na hierarquia e um bom coração.

Apesar da sua boa vontade, Mushu prejudica, inicialmente, a integração de Mulan junto dos seus companheiros de guerra, uma vez que a leva a comportar-se de acordo com os preconceitos criados em volta dos homens – apresentarem um andar característico, serem violentos e pouco civilizados -, “Sorry… Uhh… I mean, uh, sorry you had to see that, but you know how it is when you get those, uh, manly urges, and you just gotta kill somethin’… fix things, uh, cook outdoors….”.

mulan, 1998

Para além deste, Mulan é também acompanhada por um grilo da sorte, que estabelece com Mushu uma relação de amor-ódio. Durante a grande maioria das cenas, Mushu nega a possibilidade de existência de tal amuleto, culpando-o pelo fracasso das suas próprias decisões ou criticando tudo o que faz – no momento em que serve o pequeno almoço a Mulan, Mushu tenta afastar o grilo, afirmando: “Hey, get outta there! You gonna make people sick!”. Contudo, esta relação vai melhorando ao longo do tempo. Podemos quase que fazer uma comparação com as relações entre irmãos.

Ademais, o filme conta com uma personagem emblemática, o Capitão Li Shang, filho do General Li e responsável por treinar o exército. Apesar de se mostrar inteiramente sexista no início do filme, demonstra que as mentalidades podem ser mudadas. Infelizmente, mostra a necessidade, quase obrigatória, das mulheres terem de deixar o medo de lado para mostrarem as suas habilidades e, só assim, serem reconhecidas como semelhantes. Para além disso, a sua personagem permite que se explore o conceito de lealdade, de respeito e de luto. Apesar do último aspeto mencionado ser um pouco pesado para um filme infantil, consegue ser abordado com extrema delicadeza.

mulan, 1998

Independentemente da tomada de decisão de ir contra a vontade da sua família, Mulan sente algumas dúvidas sobre si mesma. Questionando se alguma vez poderá ser ela própria e agradar a família ao mesmo tempo – “I can free myself, from their expectations / On that day, I’ll discover someway to be myself, / and to make my family proud”.

O filme está repleto de músicas clássicas da Disney. I’ll Make a Man Out of You, começa a tocar quando Mulan se encontra no processo de aprendizagem para virar guerreira. Apresenta o propósito daquele treino – “Let’s get down to business, to defeat the Huns” –  e os objetivos que com ele se pretendem alcançar, “We must be swift as a coursing river / With all the force of a great typhoon / With all the strength of a raging fire / Mysterious as the dark side of the moon”. Para além disso, acompanha o percurso de Mulan, desde o momento em que nada consegue realizar com sucesso, ao momento em que consegue acompanhar os seus colegas e, inclusive, ser melhor que eles.

mulan, 1998

Os verdadeiros motivos dos guerreiros com a partida naquela guerra são enumerados em “A Girl Worth Fighting for”. Isto é, encontrar uma mulher que compreende os ideais pretendidos, desde a adoração total (“My girl will marvel at / My strength, adore my / Battle scars”), a saber cozinhar bem (“It all depends on what / She cooks like / Beef, pork, chicken”). Todos os motivos apontados surgem como aspetos superficiais para Mulan, por isso esta questiona – “How ‘bout a girl who’s got a brain / Who always speaks her mind?”. Contudo, os seus colegas ficam estupefactos com tais palavras. Estes ideais são também partilhados pelos membros femininos mais antigos da comunidade chinesa, que procuram que a mulher, acima de tudo, consiga agradar ao seu marido. Este aspeto é comprovado na música “Honor to Us All” – “We’ll have you washed and dried / Primped and polished till you glow with pride / Trust my recipe for instant bride”.

O filme está recheado com a participação de celebridades de renome: Eddie Murphy (Mushu),  ator catedrático; Lucy Liu (Mei) de Charlie’s Angels; e Sandra Oh ( Ting Ting) de Grey’s Anatomy. Para além disso, compreende alguns atores menos conhecidos do público em geral como Freda Foh Shen, (Fa li), Gedde Watanabe (Ling) e Lauren Tom (Su).

Apesar de ser um filme dirigido para os mais jovens, compreende algumas mensagens que apenas serão percebidas mais tarde, sendo assim, é adequado para todas as idades. Para além disso, conta com cenas humorísticas que permitem dar equilíbrio a todos os momentos mais pesados e reflexivos.