As minhotas foram superiores à equipa portuense durante o jogo. Telma Pereira, com um bis, e Ana Cunha marcaram os golos.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) defrontou, esta sexta-feira, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) na final de futsal feminino dos Campeonatos Nacionais Universitários. Num jogo em que dispuseram de mais oportunidades, as minhotas venceram a equipa do Porto por 3-0.

Na etapa inicial, a AAUM foi mais perigosa, o que se refletiu no resultado ao intervalo: 2-0 para a turma minhota. A primeira oportunidade pertenceu à turma da Universidade do Minho: Ana Amorim viu o seu remate ser defendido por Sónia Capela, guarda-redes da AEFADEUP.

Pouco depois, a AAUM voltou a fazer tremer a formação do Porto: depois de um primeiro remate esbarrar numa defesa, Telma Pereira passou para Elsa Ferreira, que permitiu a defesa de Sónia Capela, mesmo em cima da linha.

O primeiro do encontro surgiu quando Elsa Ferreira passou para Ana Cunha que, com um ligeiro toque, foi capaz de afastar a bola das mãos da guarda-redes adversária e fazê-la beijar as redes. A turma portuense respondeu de seguida, através de Sónia Moreira, que viu o seu remate de longe ser defendido para canto, por Maria Machado. Ainda antes do fecho dos primeiros 25 minutos, Telma Pereira tirou uma defesa e a guarda-redes do caminho e atirou para o 2-0.

Na segunda metade, a AAUM voltou a entrar mais forte, dispondo de duas boas situações para alargar a vantagem. Telma Pereira recebeu na direita, puxou a bola para o centro e rematou para fora. Pouco tempo depois, Márcia Ferreira abriu na esquerda para Elsa Ferreira rematar de primeira e a bola esbarrar em Sónia Capela. A FADEUP acabaria por causar perigo através de um passe longo de Sónia Moreira para Francisca Sousa, que não foi capaz de enquadrar o remate com a baliza.

O terceiro golo das alunas da Universidade do Minho chegaria depois de um roubo de bola de Telma Pereira a Patrícia Ferreira, que, embora não tenha sido capaz de ser superior a Sónia Capela num primeiro momento, na recarga não vacilou.

As minhotas não se contentavam e, através de Elsa Ferreira, com um remate rente à barra, estiveram perto de aumentar a diferença. A AEFADEUP, já com guarda-redes avançada, ainda tentava remediar a situação, mas sem sucesso.

A AAUM conquistou, assim, a terceira medalha de ouro do dia, depois de se ter sagrado campeão nacional em voleibol e hóquei em patins masculino. Durante a tarde tem ainda mais duas finais, nas modalidades de futebol e andebol masculino.

No jogo anterior, de atribuição do terceiro e quarto lugares, a Associação Académica da Universidade da Évora bateu a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico por 2-0.