A uma jornada do fim do campeonato, o clube minhoto conseguiu a subida inédita ao escalão máximo do futsal português.
Depois do triunfo por 4-6 frente ao ABC Nelas na tarde deste sábado, o CR Candoso, clube da cidade de Guimarães, assegurou a presença na edição de 2019/2020 da Liga Sport Zone. Após dois anos na segunda divisão, o conjunto minhoto ascende assim pela primeira vez ao escalão máximo do futsal nacional.
Apesar de ainda ter mais uma jornada para disputar, o CR Candoso tem uma vantagem de cinco pontos sobre a ADCR Caxinas, tendo já confirmado a subida. Na zona sul, o Olho Marinho empatou este sábado, ficando impossibilidade de festejar já este fim-de.semana. No entanto, a equipa de Óbidos encara a última e decisiva ronda com um ponto de vantagem sobre o Portimonense, segundo classificado.
O CR Candoso beneficiou de um início de temporada perfeito para chegar à fase decisiva do campeonato. A formação agora orientada por Toni Paiva (Fabrício Ribeiro esteve à frente do clube durante quase toda à época, mas saiu devido à multa aplicada pela FPF ao clube por o técnico não possuir o nível necessário para treinar uma equipa deste escalão) venceu os 11 primeiros jogos da época, terminando a fase regular à frente de Nun’Álvares/IES Fafe. Na fase de apuramento de subida, o CR Candoso conta, até ao momento, com sete vitórias, um empate e uma derrota.
Com o feito alcançado pelo conjunto da freguesia de Candoso São Martinho, a primeira divisão de futsal nacional volta a contar com dois clubes minhotos, algo que já não acontecia desde 2015/2016 (na altura com o SC Braga/AAUM e a ADC Gualtar).