Das seis modalidades em ação no oitavo dia de competição, a AAUM garantiu presença em todas as meias-finais - voleibol masculino, futsal feminino, basquetebol feminino, futebol masculino, andebol masculino e hóquei de patins masculino.
O oitavo dia de competição nos Campeonatos Nacionais Universitários ficou marcado pelos quartos de final em cinco modalidades e pelo fim da fase de grupos em hóquei em patins. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) apurou-se para as meias-finais em seis modalidades e confirmou o dia 100% vitorioso.
Os quartos de final de andebol masculino abriram o dia. A AAUM venceu por 27-18 a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV). Nos restantes jogos, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) triunfou por 25-20 frente à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP).
No terceiro jogo desta fase da competição, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) encontrou como adversário a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). A vitória sorriu para os estudantes da cidade invicta, 20-18. O jogo mais equilibrado contou com as equipas da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT). A vitória pela margem mínima, 18-17, permitiu à AAULHT confirmar presença nas meias-finais. O emparelhamento das meias finais colocou a AAUM frente à AEFADEUP e a AEFEP diante da AAULHT.
Durante a tarde jogaram-se os quartos de final de voleibol masculino. Na primeira partida, a AEIST venceu por dois sets sem resposta (26-24; 25-20) a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituo Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL). No jogo dois, a AEFEUP derrotou por falta de comparência a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP).
No penúltimo jogo, a Associação Académica de Coimbra (AAC) teve do outro lado nas subidas à rede a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). A vitória sorriu aos estudantes de Coimbra ao vencerem os dois sets com o resultado igual, 25-16 em ambos. O último jogo colocou frente a frente a AAUM e a AAUE. A vitória pendeu para a equipa minhota que carimbou a última vaga da fase seguinte por 25-9 e 25-12. As meias-finais colocam a AEIST a jogar contra a AEFEUP e a AAC frente à AAUM.
Ao final da tarde, os lugares para a meia-final de basquetebol feminino ficaram definidos. A Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) venceu por 61-51 a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAILP). A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) foi mais forte que a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e triunfou por 59-28. No terceiro jogo a AAUAV ultrapassou a AEFADEUP por 47-32. Por fim, a AAUM venceu pela margem mínima, 37-36 a AAUE. Nas meias-finais, a FAIPL defronta a NOVA, enquanto que a AAUM tem pela frente a AAUAV.
Também em feminino, mas desta vez em futsal, os lugares da meia-final ficaram ocupados. A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) perdeu por duas bolas a zero frente à AAUM. O adversário na meia-final da associação minhota é a AAUE, que venceu por 3-0 a AAUAV. No jogo três dos quartos de final, a AEIST goleou por 5-1 a AEISCTE-IUL. No último jogo, a AEFADEUP ganhou por três bolas sem resposta a AAULHT. Desta feita, a segunda meia-final é entre a AEIST e a AEFADEUP.
Na abertura dos quartos de final de futebol masculino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) perdeu por 3-2 nas grandes penalidades frente à AEISCTE-IUL, depois do nulo entre as duas equipas. Com o mesmo resultado, mas obtido em período regulamentar, a AAUE ultrapassou a AAUAlg. Também nas grandes penalidades, a AAUM venceu o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) por 5-4, depois do empate a zero golos durante os 120 minutos. No último jogo, a AAC precisou apenas de um golo solitário para ultrapassar a AEFADEUP. Assim, nas meias-finais, a AEISCTE-IUL terá pela frente a AAUE, enquanto que a AAUM defrontará a AAC.
No hóquei de patins masculino, esta quarta-feira contou com o fim da fase de grupos. No grupo A, a vitória sorriu para a NOVA por 3-2, que encontrou do outro lado da quadra o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). A NOVA confirmou presença na próxima fase da competição depois de, na parte da tarde, ter vencido por 5-1 o Instituto Politécnico do Porto (P.Porto).
No grupo B, a Federação Académica do Instituo Politécnico de Lisboa (FAIPL) assegurou o primeiro lugar do grupo ao vencer pela margem mínima, 2-1, a AEIST. Esta seria a primeira derrota para a AEIST, que ao final do dia voltou a perder, por 6-2, frente à AAUAV. No último grupo, a AAUM goleou por 8-2 a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). As meias-finais de hóquei em patins opõem a AAUAV e a AAUM, seguido da NOVA que defronta a FAIPL.
As meias-finais dos Campeonatos Nacionais Universitários realizam-se esta quinta-feira e a competição termina no dia seguinte.