A banda tinha concerto marcado para 13 de maio no Forum Braga, dia dedicado aos 30 anos da Rádio Universitária do Minho.

Os Diabo na Cruz não vão marcar presença no Enterro da Gata 2019. A terceira noite da maior festa académica do Minho vai, agora, contar com a presença de B Fachada e Samuel Úria.

A notícia foi avançada na noite desta quarta-feira pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que “por motivos alheios à vontade da organização e dos artistas” viu-se obrigada a cancelar a atuação dos cabeças de cartaz de dia 13 de maio. A causa do cancelamento está relacionada com o estado de saúde de um dos membros dos Diabo na Cruz.

No mesmo dia, mantém-se a atuação dos Rusted Sun, grupo que venceu a edição deste ano do UMplugged – concurso de bandas organizado pela AAUM.

B Fachada regressa ao Minho para apresentar, desta vez na cidade de Braga, a reedição de “Viola Braguesa”, disco lançado em 2008. O artista português já fez parte dos Diabo na Cruz, mas desde 2012 que anda na estrada a solo e já conta com mais de uma dezena de álbuns editados.

Samuel Úria foi o artista escolhido para o concerto comemorativo do 41.º aniversário da AAUM e lançou em 2018 “Marcha Atroz”, EP que sucede a “Carga de Ombro” – disco que conta com o célebre tema “É Preciso Que Eu Diminua”.

A AAUM assegura o reembolso do preço do bilhete a todos os que adquiriram o ingresso para dia 13 de maio. O Enterro da Gata começa na próxima sexta-feira, com o Velório da Gata e com as Serenatas, e termina a 17 de maio. Na primeira noite, o Forum Braga recebe Richie Campbell e Plutónio.