Quarto título nacional para a AAUM nos CNU’s de Guimarães. AAUE e AAC completam o pódio.

A equipa de futebol masculino da AAUM venceu, esta sexta-feira, a AAUE por 1-0 e assegurou o triunfo nos Campeonatos Nacionais Universitários. Depois de uma primeira parte sem golos, a final foi decidida nos descontos da segunda parte.

Entraram bem os anfitriões. A primeira oportunidade surgiu pouco antes dos dez minutos, com a bola a passar por cima das redes. Contudo, o adversário respondeu e, aproximando-se da grande área, beneficiou de alguns cantos e faltas.

Posteriormente, o encontro foi pautado por minutos de equilíbrio, com a partida a disputar-se muito a meio campo, até que a AAUE voltou a ganhar ascendente. O conjunto eborense continuou, desta forma, a atacar e a desequilibrar a defensiva minhota, que beneficiou da falta de pontaria do adversário.

Volvida a primeira meia hora, a AAUM parecia estar a equilibrar o jogo. No entanto, até ao final da etapa inicial, os principais lances de perigo penderam para o lado da AAUE, que não foi eficaz na finalização. As equipas recolheram a zeros para os balneários.

No recomeço, a AAUM lançou-se no ataque e criou oportunidades, dando ânimo ao encontro. A AAUE, por seu turno, mostrou-se atenta ao perigo e foi à procura do golo. A resposta à melhor entrada da formação minhota chegou aos 63 minutos, mas sem efeitos práticos.

Ainda assim, a partida decorreu com grande equilíbrio até à entrada do último quarto de hora. Na parte final do encontro, o conjunto eborense assumiu mais o jogo. A fechar bem os espaços junto da grande área e compacta a defender, a AAUM apostou também no contra-ataque. E foi feliz.

A equipa minhota recuperou a posse de bola no meio campo defensivo, executou uma jogada rápida e obrigou a AAUE a atirar o esférico pela linha final. O canto, batido no lado direito, por João Guimarães, com o pé esquerdo, encontrou a cabeça de Carlos Gomes, que saltou mais alto do que os adversários e cabeceou para o golo.

Com este triunfo, a equipa de futebol segue o exemplo do voleibol e hóquei em patins masculino e futsal feminino e sagra-se campeão nacional universitário. Falta apenas conhecer o resultado da final de andebol masculino, na qual a AAUM defronta a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,

No outro encontro de futebol, a Associação Académica de Coimbra ganhou à Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho – Instituto Universitário de Lisboa e completou o pódio. O jogo foi igualmente equilibrado, tendo terminado empatado a um golo no tempo regulamentar. Na decisão através das grandes penalidades, a equipa conimbricense levou a melhor e venceu por 6-5.