Golo solitário de Pedro Braga decide a final. AAUAv fica com o bronze.
Na segunda final desta sexta-feira, a Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o segundo título nacional universitário. Em jogo realizado no Pavilhão do Centro de Actividades Recreativas Taipense (CART), a equipa minhota de hóquei em patins masculino derrotou a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) por 1-0.
A primeira oportunidade de golo surgiu para a equipa lisboeta, mas a AAUM revelou-se superior, estando quase sempre no ataque nos minutos iniciais. Muitas foram as tentativas de marcar, de longe, por parte dos minhotos, mas sem sucesso. O guarda-redes da NOVA, João Carlos Lopes, impediu, várias vezes, que a formação anfitriã fosse feliz.
Aos 15 minutos da partida, José Pedro Carvalho, atleta da AAUM, sofreu falta e beneficiou de um livre direto. Contudo, o guardião defendeu o remate inicial e, depois, a recarga. Já perto do final da primeira parte, o jogo começou a mudar e as tendências a inverterem-se, com a equipa da NOVA superior na partida. O encontro chegou ao intervalo com o marcador a zeros.
No reatar do desafio, logo no início, João Rolo, hoquista do conjunto lisboeta, sofreu falta e teve de ser assistido. A partida ficou interrompida por algum tempo, uma vez que a formação lisboeta não tinha jogadores no banco de suplentes.
A AAUM estava a mostrar alguma superioridade nesta fase da partida, até que, aos 15 minutos da segunda parte, introduziu a bola na baliza contrária, mas o golo foi anulado pela equipa de arbitragem.
O conjunto minhoto, depois de inúmeras oportunidades, de uma grande pressão sobre o adversário e já com a equipa da NOVA esgotada fisicamente, finalmente chegou à vantagem. Pedro Braga marcou, com uma stickada forte de meia distância, a três minutos do fim. Até ao término da partida, os alunos da academia minhota controlaram o resultado, sem concederem oportunidades ao adversário e, assim, sagraram-se campeões nacionais universitários.
Já no jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares, a Associação Académica da Universidade de Aveiro bateu a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa por 9-3 e assegurou a medalha de bronze nos Campeonatos Nacionais Universitários.