O minhoto esteve com o nível de jogo a baixo do normal e apenas conseguiu vencer um total de três jogos em dois sets.

Depois de ter vencido Leonardo Mayer na primeira eliminatória do ATP 250 de Genebra, João Sousa defrontou Albert Ramos-Vinolas na segunda ronda. Num dia pouco inspirado para o português, o encontro terminou em 2-0 para o espanhol. Ramos-Vinolas só precisou de dois sets para derrotar o vimaranense e, em uma hora e 17 minutos, conseguiu os parciais de 6-0 e 6-3.

No primeiro set, João Sousa não se conseguiu encontrar e saiu a perder sem ter ganho sequer um jogo. O adversário teve mérito, mas o minhoto afirma que esteve “muito mal taticamente” e que passou “totalmente ao lado do encontro”.

Já no segundo parcial conseguiu elevar o nível de jogos, mas não foi o suficiente. Mais uma vez Albert Ramos-Vinolas aproveitou as falhas de um João Sousa desinspirado e que, segundo o próprio, ficou “muito aquém da primeira ronda”.

A participação do número 70 mundial no torneio suíço terminou e agora as atenções focam-se no Roland Garros. João Sousa é o único português no segundo Grand Slam do ano e diz que é necessário “preparar da melhor maneira esse torneio para tentar fazer bons encontros e jogar a um bom nível”.