Minhotas quebram hegemonia do Sporting CP. Título alcançado a uma jornada do fim do campeonato.

O SC Braga conquistou o título de campeão nacional. Em jogo a contar para a 21 ª jornada da Liga BPI, as Gverreiras do Minho receberam o Sporting CP no Estádio 1º de Maio e empataram a zero bolas. Com a igualdade, as minhotas levataram o troféu a uma jornada do fim.

No início do jogo, a equipa bracarense adotou uma postura ofensiva, criando diversas jogadas de perigo, nomeadamente por Francisca Cardoso e Uchendu. Por outro lado, as visitantes, ainda com esperanças de conquistarem o tricampeonato, complicaram a tarefa ao SC Braga. Contudo, as lisboetas remataram pouco à baliza, tendo tido a melhor oportunidade através de um contra-ataque, perto do final dos primeiros 45.

No regresso dos balneários, as leoas, em busca daquele que seria o único resultado favorável – a vitória -, atacaram mais intensamente a baliza minhota. Porém, o espaço concedido pela formação verde e branca no meio campo permitiu ao SC Braga aproveitar a velocidade de Keane, que ameaçou o golo em duas ocasiões.

Mais pacientes, as jogadoras do conjunto minhoto acabaram por controlar o resultado e, assim, garantiram o primeiro título nacional da sua história. O jogo terminou com o estádio em clima de festa, com as atletas a celebrarem com os cerca de 4.500 adeptos do SC Braga presentes nas bancadas. A equipa de Miguel Santos, formada há três épocas, vai disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada pela primeira vez.

Na próxima semana, as bracarenses visitam o terreno do Vilaverdense. Por outro lado, o Sporting CP, já com o segundo lugar assegurado, a três pontos das líderes – perde no confronto direto -, defronta o GDC A-Dos-Francos.