O drama encenado por Vera Gomes está inserido no Festival de Teatro Amador – Terras de Camilo e conta com quase uma dezena de espetáculos teatrais de entrada livre que serão expostos até 25 de maio.
A Casa de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, recebeu, na noite do passado sábado, a peça de teatro “O Silêncio das Horas”. Apresentado por três jovens atrizes do grupo de teatro Renascer, de Esmoriz, o drama teatral fez parte de mais uma edição do Festival de Teatro Amador “Terras de Camilo”.
Depois da comédia apresentada na semana passada, o drama cativou, desta vez, as mais de 50 pessoas que encheram o auditório famalicense. A obra “O Silêncio das Horas” tem autoria de Rui Nunes e Vera Gomes, atriz amadora que se apresenta em palco com Rita Marinheiro e Ana Carolina Ribas.
Mágoa, loucura e angústia são os focos principais da intriga. A história é apresentada por uma amante, que expõe a dor vivida num triângulo de (des)amores. Esta amante é protagonizada pelas 3 jovens atrizes, na casa dos vinte anos, que se pronunciam como se de um monólogo se tratasse.
O cenário era simples e intimista. Num silêncio ensurdecedor, a amante expõe as suas mágoas. Uma cama, um telefone, rosas vermelhas e um baú de madeira com cartas de amor envolviam o espectador num ambiente dramático.
A cama era onde costumavam dormir juntos. O telefone tocava sempre às quatro da manhã em ponto, mas deixou de tocar. As rosas vermelhas eram as suas flores. Só suas, mas rapidamente se tornaram as flores da “outra”. As cartas de amor eram frequentes e terminavam sempre com um “amo-te”.
A trama durou 75 minutos e envolveu todos os presentes. No próximo domingo, dia 19, será apresentada a peça “Com Garret no coração – Um Musical no Convento” pelo grupo de teatro Casca de Nós, da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
Inspirado na Casa de Camilo Castelo Branco e com Seide S. Miguel como pano de fundo, o Festival de Teatro Amador teve início a 24 de fevereiro. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Famalicão e pelo Grupo de Teatro Amador Camiliano – Grutaca. Todas as sessões realizam-se ao fim de semana. Termina a 25 de maio com o “Jantar Tertúlia Camiliana” de inscrição obrigatória, que conta com sketches teatrais e participações musicais.