O tenista português venceu a partida que durou mais de duas horas. Esta foi a segunda edição ganha por um tenista nacional.
João Domingues é o novo campeão do Braga Open. O português venceu a final frente a Facundo Bagnis por 2-1 com os parciais de 6-7(3), 6-2 e 6-3. Com este triunfo, o tenista de Oliveira de Azeméis sucede a Pedro Sousa no trono do torneio minhoto.
O Clube de Ténis de Braga foi palco, neste domingo, da final do Braga Open. A partida foi disputada entre João Domingues e Facundo Bagnis. A batalha de 2h16 foi ganha pelo tenista português que, apesar das dificuldades, soube manter a vantagem quando foi necessário.
A partida teve um início bom para Domingues, que quebrou o serviço do argentino logo no primeiro jogo. João entrou mais consistente que o adversário e procurou dificultar as devoluções de serviço e as trocas de bola. O português ainda conseguiu uma segunda quebra e estabilizou-se no set. Contudo, Bagnis mostrou força ao devolver a quebra de serviço e confirmar o próprio na sequência.
Bagnis foi cirúrgico no sexto jogo, onde em boas trocas, teve o break point, a devolução da segunda quebra de serviço e ânimo para voltar à partida. Os tenistas confirmaram os respetivos serviços até o tie-break. Após muita luta, o argentino venceu o primeiro set com 7-6 (7-5), depois de uma hora de jogo, ficando a um parcial do título.
Depois de ter estado por cima no primeiro set, João Domingues entrou um pouco abalado no segundo. Esta queda psicológica fez com que errasse muito nos dois primeiros jogos do segundo parcial. Porém, o tenista de 25 anos aproveitou o apoio dos adeptos para reagir e arriscar mais. Bagnis não foi capaz de aguentar o ímpeto português. Domingues venceu por 6-2.
O argentino usou as suas forças para pressionar o seu adversário no início do terceiro set, mas cedeu fisicamente. Depois de muito esforço, Bagnis empatou o jogo a 3-3. Numa altura em que Domingues vencia por 30-0, no sétimo jogo, o árbitro de linha puniu o tenista português porque considerou que o seu treinador estava a indicações ao seu pupilo. No entanto, conseguiu manter-se no jogo e seguiu com boas bolas vencedoras nos jogos seguintes.
A vitória veio depois de duas horas e 16 minutos de partida, depois de muita luta diante do calor que se fez sentir na cidade minhota. João Domingues venceu o último set por 6-3, o que o consagrou campeão do Braga Open.
Na categoria de pares, o Fabrício Neis e o Gerard Granollers venceram o Checo Zdenek Kolar e o belga Kimmer Coppejans por 2-0 com parciais de 6-4 e 6-3. Depois de uma hora e nove minutos de encontro, o tenista brasileiro e o espanhol conseguiram conquistar o título no torneio ATP Challenger Tour.
Para além do vencedor, João Domingues, o maior torneio da região do Norte contou com a presença de alguns tenistas portugueses. A competição voltou a não contar com atletas do top 100 do ATP. De registar que Pedro Sousa, vencedor da primeira edição, não participou na prova devido a uma lesão que contraiu no Estoril Open.
Esta foi a segunda edição do torneio em Braga, onde, mais uma vez, um tenista português conseguiu sagrar-se campeão. O torneio ficou também marcado pelo adiamento da final de pares, devido à chuva que se fez sentir na cidade minhota durante a semana.