A época 2018/2019 terminou e os fafenses vão juntar-se ao Arsenal C. Devesa na II Divisão.
Após um início de época bastante difícil para a equipa de Armando Pinto e com a precoce derrota na Taça de Portugal, o AC Fafe começou a somar vitórias e pontos na segunda fase do Campeonato de Andebol 1. Apesar do melhor desempenho na Fase Final, a equipa fafense não se conseguiu salvar da despromoção.
Na principal competição, o AC Fafe não teve uma época favorável. Somou apenas quatro vitórias, frente a três equipas minhotas, o ABC/UMinho, o Arsenal C. Devesa e o CCR Fermentões. Nos restantes jogos da primeira fase do campeonato somou 22 derrotas e terminou, assim, em penúltimo lugar, à frente ao Arsenal da Devesa com 34 pontos.
Na segunda parte da época, a turma de Armando Pinto melhorou os resultados, porém isso não fez com que conseguissem ficar no principal escalão de andebol nacional. A formação fafense ficou em penúltimo lugar em igualdade pontual com o CCR Fermentões, mas o confronto direto fez com que os vimaranenses ficassem no último posto da manutenção. No Grupo B, o AC Fafe contou com seis derrotas, três empates e cinco vitórias somando 44 pontos e acabou por descer de divisão.
A prestação da equipa de Fafe na época 2018/2019 não melhorou na Taça de Portugal, tendo perdido nos 16 avos de final. Os minhotos não conseguiram superar o Alto do Moinho, equipa da II Divisão, e perderam por 25 – 24.