A diretora da Revista RUA foi uma das convidadas do painel “Trabalho na redação”, enquadrado no evento “Em ComUM”. A iniciativa foi desenvolvida por alunas de Ciências da Comunicação.
O evento “Em ComUM”, organizado por estudantes do segundo ano da licenciatura em Ciências da Comunicação – Relações Públicas e Publicidade da Universidade do Minho, realizou-se esta quinta-feira. A parte da manhã ficou marcada pelo painel “Trabalho na redação”, que contou com a presença de antigos membros do ComUM.
Andreia Ferreira, diretora da Revista RUA, Nuno Leite, ex-jornalista d’O Jogo, Ricardo Castro, jornalista do Maisfutebol, e Ricardo Costa, jornalista d’O Vilaverdense, falaram sobre a experiência profissional na redação. Além disso, os convidados partilharam momentos que viveram e trabalhos que desenvolveram enquanto pertenciam ao jornal online feito exclusivamente por alunos de Ciências da Comunicação.
Ricardo Costa, ex-editor de Desporto, considera que o ComUM “é uma oficina”, na qual é possível colocar na prática a componente teórica do curso. A maioria dos membros do painel explicou que apenas começou a fazer parte do jornal online no segundo ano do curso. ‘’No primeiro ano achávamos que não estávamos preparados, nem tínhamos capacidade para escrever’’, justificou o jornalista d’O Vilaverdense.
Andreia Ferreira, antiga editora de Sociedade, chamou a atenção para a importância do jornalismo académico, alertando para o facto de que ‘’todas as linhas que se escrevem têm impacto’’. Já Nuno Leite começou a trabalhar n’O Jogo pouco tempo depois de se licenciar. “Quando se chega a um jornal não se sabe o que esperar”, contou o editor de Desporto do ComUM no ano letivo 2015/2016.
Atualmente a trabalhar no site Maisfutebol, Ricardo Castro aconselhou os alunos a ‘’darem o máximo e a aproveitarem todas as oportunidades”. O ex-diretor do ComUM acredita que a motivação para o exercício do jornalismo vai “surgir sempre da experiência’’.
Na parte final da tertúlia, os convidados foram questionados acerca da dicotomia jornalismo de secretária vs relação com as pessoas. Os antigos membros do ComUM referiram a falta de dinheiro e de tempo como as principais causas para a supremacia do jornalismo de secretária.
Mariana Oliveira, uma das organizadoras do evento, considera que o balanço é “bastante positivo”, já que permitiu que os membros do jornal conhecessem melhor como funciona uma redação. A parte da tarde foi preenchida com atividades team building desenvolvidas pela Young Minho Enterprise, júnior empresa da Universidade do Minho.