As eleições para o Conselho Geral contaram apenas com uma lista candidata. Os alunos eleitos vão exercer funções durante dois anos.
Num total de 19 mil estudantes, votaram 284 alunos, 43 deles em branco. Assim, a única lista candidata para representar os estudantes no Conselho Geral da Universidade do Minho contou com 241 votos. As eleições decorreram esta quarta-feira através da plataforma eVotUM.
“É um resultado que nos deixa contentes porque nos deixa legitimados para nos próximos dois anos exercermos os princípios que defendemos”, confessou, em declarações à RUM, Nuno Reis, que encabeçava a Lista A.
O voto eletrónico foi usado pela segunda vez e, segundo Nuno Reis, “o facto de ter sido voto eletrónico, especialmente nesta fase do ano, melhorou bastante aquilo que poderia ter sido uma adesão muito pior”. Mesmo assim cerca de 98,5% dos estudantes abstiveram-se.
O Conselho Geral é o órgão máximo de governo da UMinho. Os membros pertencem à academia minhota, dividindo-se em 12 representantes de investigadores e professores, quatro representantes de alunos, um representante do pessoal não docente e não investigador e seis figuras externas. Neste órgão governamental as ações são dirigidas para o interesse público, sendo, também, responsável por aprovar alterações aos estatutos da Universidade, designar o Provedor do Estudante e pronunciar-se sobre propostas do reitor.