Duas atletas no feminino e um no masculino sagraram-se campeões nacionais. A competição termina este domingo.
Os canoístas minhotos Sérgio Maciel, em C1 masculino, Ana Afonso, em C1 feminino, e Rita Fernandes, em K1 feminino, conquistaram o título nacional de maratona. As provas decorreram este sábado, em Crestuma, Vila Nova de Gaia.
Sérgio Maciel, do Viana Garças Clube, ficou à frente de Fábio Lopes e de Filipe Dias Vieira, do Clube Náutico Prado (CN Prado), segundo e terceiro classificados, respetivamente. Na vertente feminina de C1, também representando a formação de Vila Verde, Ana Afonso foi a mais rápida, seguida de Rafaela Araújo, do Darque Kayak Clube, e de Ana Varunca.
Em relação à especialidade de K1, as equipas minhotas dominaram o pódio. Rita Fernandes, no primeiro lugar, e Joana Martinho de Sousa, no terceiro, representaram o Clube Náutico de Ponte de Lima. Já Marta Noval, do CN Prado, ficou no segundo posto. No género masculino, Alfredo Nogueira Faria, ao serviço do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, foi segundo classificado, atrás de José Ramalho e à frente de Adriano Conceição.
As provas coletivas do Campeonato Nacional de Maratona realizam-se este domingo. A competição é também destinada a atletas dos escalões de juniores e de veteranos.