A equipa bracarense não conseguiu atingir os objetivos durante esta temporada, tendo sido a prestação mais negativa da última década.
Na época 2018/19, o ABC/UMinho ficou aquém da prestação das últimas épocas, caindo para o grupo B na fase final do campeonato nacional, algo que já não acontecia há mais de uma década. Porém, os bracarenses terminaram em primeiro lugar do grupo com 64 pontos. Por sua vez, na Taça de Portugal, os minhotos não foram além dos quartos de final.
No Campeonato Nacional de Andebol 1, o ABC/UMinho entrou com o pé direito, iniciando a época com consecutivas vitórias e um bom desempenho da equipa, apesar das derrotas contra o SL Benfica, o Belenenses e o atual campeão FC Porto. Na 15ª jornada, os minhotos entraram numa fase de derrotas com cinco consecutivas. Contudo, conseguiram recompor-se e voltar às vitórias. A primeira fase do campeonato terminou com uma vitória frente ao Boa-Hora, porém não foi o suficiente para os minhotos disputarem o grupo A, caindo para o grupo da despromoção.
A fase final do campeonato contou com 13 jogos, dos quais nove foram vitórias, três derrotas e dois empates. Assim, o ABC/UMinho terminou a época no primeiro lugar do grupo B com 64 pontos.
Na Taça de Portugal, os bracarenses defrontaram o CA Salvaterra de Magos no primeiro jogo, nos 16 avos de final, somando uma vitória bastante folgada por 10-39, entrando com um grande desempenho e ambição. O jogo dos oitavos de final ficou marcado por um encontro entre o ABC/UMinho e o SL Benfica, no qual os minhotos saíram vencedores e seguiram em frente. Porém, os bracarenses não passaram da fase seguinte depois de perderem frente ao Madeira SAD por 24-20.
Assim sendo, esta época não correspondeu aos objetivos propostos no início do ano pelo ABC/UMinho, apesar dos reforços de André Rio e Eduardo Mendonça no plantel. Em relação à próxima época, os minhotos ainda não anunciaram novas contratações, mas vão disputar o campeonato e tentar recuperar os bons resultados da última década.