Golo solitário do jogador do Valência permitiu a Portugal bater a Holanda. Seleção das quinas conquistou a primeira edição da Liga das Nações.

Três anos depois do Euro 2016, Portugal voltou a conquistar um torneio de seleções. Na primeira edição da Liga das Nações, a seleção portuguesa superiorizou-se à congénere holandesa e, com um golo de Gonçalo Guedes, venceu o jogo da final por 1-0.

O técnico Fernando Santos promoveu três alterações em relação à partida das meias-finais com a Suíça. Gonçalo Guedes, Danilo e  José Fonte renderam João Félix, Rúben Neves e o lesionado Pepe.

A partida revelou a grande qualidade das equipas e, por isso, foi um jogo equilibrado. O primeiro sinal de perigo surgiu perto dos 30 minutos, tendo Ronaldo cabeceado ao lado depois de um cruzamento. Pouco depois, Bruno Fernandes tentou a sorte, mas rematou por cima da barra. A Holanda não incomodou Rui Patrício durante os primeiros 45 minutos.

Já na segunda parte, aos 52 minutos, Rui Patrício foi chamado a intervir depois de um remate de Wjnaldum, mas o lance viria a ser anulado por fora de jogo do médio do Liverpool. A equipa de Fernando Santos foi melhor taticamente e aos 60 minutos, Gonçalo Guedes fez o único golo da partida.  O jogado do Valência recebeu, à entrada da área, um passe de Bernardo Silva e rematou forte. Cillessen ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo que acabou por dar o título a Portugal. A Holanda ainda teve algumas oportunidades de perigo, mas sem sucesso.

O jogo chegou ao fim com a vitória de Portugal pela margem mínima e Fernando Santos reforçou o estatuto de único selecionador a conquistar títulos pelo conjunto luso.