Vitorianos ficaram mais uma vez no quinto lugar e vão disputar a Liga Europa na próxima época. Os números finais mostram mais do que aquilo que foi a temporada minhota.

“Não foi o que queríamos mas foi o que conseguimos arranjar”. Foi desta forma que Luís Castro descreveu uma época sem grande estabilidade de resultados para o Vitória SC que, terminou em quinto lugar na tabela classificativa, com 52 pontos, atrás do seu rival SC Braga. Esta posição dá acesso ao playoff da Liga Europa. O início da temporada criou expectativa na equipa minhota e nos adeptos com a contratação de Luís Castro, um treinador experiente, com as ferramentas técnicas e táticas capazes de elevar o Vitória SC à disputa pela Europa.

A época começou com algumas derrotas, mas a partir da sétima jornada, as vitórias começaram a surgir de modo mais regular. Destaque para a inesperada vitória frente ao Sporting CP por 1-0.

A equipa de Luís Castro esteve 12 partidas sem perder. No entanto, a consistência de resultados desafinou na jornada 15. A formação revelou-se incapaz de vencer frente a equipas contra as quais se tinha mostrado superior em jornadas anteriores, nomeadamente o FC Porto, o Rio Ave ou o Sporting. Retomou às vitórias nos últimos dois jogos da época, encerrando assim ao agrado dos adeptos.

No início da temporada, os minhotos tiveram um desafio contra o CD Tondela para o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga. O jogo não correu de feição ao Vitória SC, que acabou por perder por 0-2 e ficar pelo caminho na competição.

Quanto à Taça de Portugal, os vitorianos entraram na terceira eliminatória, juntamente com as restantes equipas da Liga Nos. Em quatro jogos disputados, os minhotos venceram três e perderam um, onde foram eliminados. O Vitória SC derrotou, por esta ordem, o Valenciano, o União da Madeira e o Boavista. A equipa responsável pela eliminação dos conquistadores da prova foi o SL Benfica, que foi ao Estádio D. Afonso Henriques vencer por 0-1.

Luís Castro, frente ao balanço da época, assegurou um “sentimento de missão cumprida”. É o quinto treinador a conseguir levar o Vitória SC à Liga Europa, em 20 anos. O técnico da equipa minhota acredita ter sido uma “época muito dura”. “Nunca desistimos, tivemos ambição e mesmo em momentos extremamente difíceis nunca perdemos a luz que queríamos, ela foi-nos sempre acompanhando”, garantiu. Quando confrontado com o resultado da época, Luís Castro afirmou estar “feliz por todos, jogadores e estrutura.” “Não foi o que queríamos em absoluto, porque queríamos lugares mais acima e ganhar mais jogos, mas perante o que se passou foi o que conseguimos arranjar”.

O futuro do Vitória SC é incerto devido à demissão de todo o conselho administrativo. No entanto, uma renovação na estrutura pode trazer uma nova vida à equipa na próxima época.