Este órgão tem 12 representantes, dos quais quatro são estudantes. As eleições para os alunos dão-se de dois em dois anos.
As eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho realizam-se esta quarta-feira. O órgão de decisão estratégica da UMinho é eleito através do sistema de votação eletrónica, eVotUM, e toda a comunidade estudantil pode votar.
O Conselho Geral é o órgão colegial máximo de governo da academia e todas as suas ações são dirigidas para o interesse público. Os membros do Conselho Geral são membros da Universidade do Minho, que possuem diferentes estatutos. A este órgão pertencem 12 representantes de professores e investigadores, quatro representantes de estudantes, um representante do pessoal não docente e não investigador e seis figuras externas de reconhecido mérito. Este órgão é também responsável por aprovar alterações aos estatutos da Universidade, designar o Provedor do Estudante e pronunciar-se sobre propostas do reitor.
A eleição para os quatro representantes dos alunos ocorre esta quarta-feira, e é organizada por uma comissão eleitoral – constituída por cinco membros, também representantes de docentes, estudantes e investigadores, incluindo ainda um membro do Conselho Geral. O mandato de todos os membros dura quatro anos, com a exceção dos representantes dos estudantes, que dura apenas dois, daí realizarem-se já este ano.
Este ano apresentou-se uma lista para o Conselho Geral. A lista A tem como mote “consolidar a academia”. Encabeçada por Nuno Reis, atual presidente da AAUM, apresenta ainda, para membros efetivos Rui Oliveira, João Rocha e Maria José Costa. Nomeia ainda oito suplentes, dos quais fazem parte: Joana Domingues, Marta Almeida, André Teixeira, Duarte Lopes, José Alexandre Tedim, Maria Garcêz, Armando Leal e Nádia Mota Gouveia.
A lista defende uma universidade democrática, um ensino superior progressivamente gratuito e para todos, assim como uma universidade transparente e sustentável. Pretendem, também, “consolidar a Academia nas dimensões do Ensino, Investigação e interação com a Sociedade”.
O sistema de votação eVotUM é dirigido a toda a comunidade da Universidade do Minho, realizando atos eleitorais de âmbito académico. Possui as mesmas características do voto tradicional, tal como o anonimato, a unicidade do votante e ainda a possibilidade de votar em branco (deixando o boletim vazio). Para as eleições do Conselho Geral os eleitores poderão autenticar-se perante o site da eVotUM e exercer o voto em qualquer lugar, se o seu nome constar nos cadernos eleitorais, graças à facilidade do voto eletrónico.