As obras de requalificação têm início em janeiro de 2020.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou a abertura de um concurso público até ao final de julho para a reconversão da praça de touros num complexo desportivo. A divulgação foi feita durante a reunião camarária, que se realizou na passada quinta-feira.

O primeiro concurso foi lançado há cerca de um ano com um investimento inicial de 3,5 milhões de euros. Após ter sido anulado “foi necessário reajustar o projeto inicial”, como afirmou o autarca à Lusa. Até ao final de julho vai avançar um novo concurso público, sendo que as obras de reconversão estão previstas para 2020.

A Câmara Municipal pretende que a nova infraestrutura sirva como pavilhão multifunções para a prática de desporto e para os jovens vianenses. Diferentes modalidades vão poder ser praticadas neste complexo que terá o nome de “Praça Viana”. A estrutura será gerida pela Escola Desportiva de Viana que conta com mais de 1.300 atletas.

Após o início das obras, José Maria Costa, admite que vai ser lançado um concurso para a requalificação da área circundante à praça de touros.

Em 2009, Viana do Castelo assumiu-se como cidade anti-touradas e a praça de touros foi desativada. Depois desta decisão, a requalificação está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.