Barcelos voltou a receber os Sunset Rollercoaster. A banda de Taiwan marcou presença no Teatro Gil Vicente a propósito da digressão mundial: “Business Trip”.

Depois de na noite anterior terem atuado em Guimarães, os Sunset Rollercoaster apresentaram-se em Barcelos no âmbito da Linha TGV, esta terça-feira. O projeto é caracterizado por um novo ciclo de concertos que oferecem ao Teatro Gil Vicente espetáculos de música contemporânea.

Para terminar o mês de junho, a produção da Macho Alfa em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos fez uma proposta intercontinental. Antes do concerto começar, o vocalista e guitarrista do sexteto agradeceu com o seu arranhado “obrigado”, que foi parte integrante do espetáculo a cada música tocada pela banda de Taiwan. Tseng Kuo-Hung, porta-voz do grupo, confessou também ser um prazer voltar a Barcelos e admirou-se pelo público estar todo sentado.

O ambiente pretendido começou a ser construído mesmo antes dos artistas pisarem o palco, com o auditório escuro, o fumo de sala e a luz apenas apontada para um cenário de expectativa de entrada dos músicos. Quando os membros dos Sunset Rollercoaster invadiram o teatro pelas bandolinas, o público ouviu-se num aplauso só.

O grupo de Taiwan concretizou um concerto que nada teve de monótono, sendo na verdade muito dinâmico. Sem a plateia se aperceber, os músicos fizeram fluir os sons e misturaram ritmos diferentes. Na performance evocaram a década de 1980 num estilo que se assemelha ao jazz eletrónico. Contudo, quando a batida acelerava e pedia a todos os instrumentos que aumentassem o valor de decibéis a que já estavam, a banda roçava o rock e a plateia, apesar de sentada, aplaudia, gritava e assobiava com força.

Os Sunset Rollercoaster são compostos por um vocalista/guitarrista, um teclista, dois percussionistas, um saxofonista e um baixista. Tanto Huang Hao-Ting (saxofonista) e Chen Hung-Li (baixista) tocaram teclas no concerto que teve lugar no Teatro Gil Vicente. Apesar de todos os membros se ondularem consoante a harmonia criada no anfiteatro barcelense e baterem o pé ao ritmo da música, foi de notar a energia contagiante do músico que dominava o saxofone.

Porém, e não só pela aparência, a presença da banda relembra todo um ambiente de Taiwan, principalmente pelos efeitos e sons que utilizam. Um pouco da sua cultura é sentida na música que fazem, apesar de serem sobretudo um grupo musical do mundo.

Com o concerto quase terminado, era possível ver uma sala cheia e ainda algumas pessoas em pé. Após a última música, o público aplaudiu e insistiu no retorno dos músicos. Não passado muito tempo, os Sunset Rollercoaster acederam ao pedido da plateia e presentearam-na, depois da apresentação de todos os membros, com o conhecido tema “I Know You Know I Love You”.

Após um último concerto em Portugal, em Aveiro na quarta-feira passada, os Sunset Rollercoaster regressam ao continente asiático, onde atuam a 27 de julho no Japão.