Emblema de Viana do Castelo fez uma época abaixo da média, mas mantém-se no escalão mais elevado do voleibol português.
Na presente temporada, o VC Viana não esteve ao melhor nível. Contudo, esta época foi ligeiramente melhor que a do ano passado. Assegurou a manutenção no Campeonato Honda, alcançou os quartos de final da Taça de Portugal e ficou em quarto lugar no Torneio da Barrinha.
No Campeonato Honda, o clube ficou aquém do esperado. Com João Carronha como novo timoneiro do clube na época 2018/2019, esperavam-se melhores resultados. Tal não se sucedeu e os vianenses tiveram que, uma vez mais, disputar a série dos últimos. Neste momento da época o clube não se saiu mal, tendo terminado na terceira colocação e assegurado a manutenção.
Na Taça de Portugal, o VC Viana superou o Sp. Espinho nos oitavos de final. Nos quartos de final a história foi outra e, apesar dos vianenses terem dado luta à AA São Mamede, não conseguiram ir mais longe na prova histórica.
No Torneio da Barrinha, o clube de Viana do Castelo perdeu nas meias-finais para o Esmoriz, vice-campeão da prova. Contra o Sp. Caldas foi novamente surpreendido. Assim, o VC Viana terminou em quarto lugar.
Nesta época, destaque ainda para a contratação de Ricardo Teixeira como novo treinador e para a saída de Bruno Cunha para o Sp. Espinho. A troca de treinador faz o clube sonhar com uma época 2019/2020 mais positiva do que a temporada que terminou.