Prova esteve pela primeira vez em Portugal. Comitiva Nacional arrecadou 93 medalhas.

O Altice Forum Braga foi casa do Campeonato do Mundo de Dança. A competição que começou dia 28 de junho terminou este sábado. A prova decorreu pela primeira vez em Portugal, e teve a participação de sete mil dançarinos de 51 países diferentes.

Nos palcos decorreram cerca de três mil atuações entre as dez modalidades existentes, com uma estreante. Ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e, pela primeira vez, danças de salão, animaram a cidade minhota.

A comitiva nacional, entre provas de grupo e solistas, arrecadou 93 medalhas, o segundo país mais medalhado, apenas superado pela Inglaterra. Nas subidas ao pódio, 37 vezes foram para ouvir o hino nacional português. A juntar ainda 24 medalhas de prata e 32 de bronze.

Em declarações ao SOL, Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto, mostrou satisfação do Campeonato do Mundo de Dança ser realizado na cidade dos arcebispos. ”Braga é uma cidade cada vez mais desportiva, ativa e cosmopolita que está nos grandes palcos internacionais a nível de eventos desportivos e esta será certamente uma iniciativa que ficará para a memória de todos os bracarenses”, sublinhou a também treinadora de atletismo.

Para Ricardo Costa, responsável direto pela realização da competição, este é “um sonho que se concretiza. Trata-se do maior evento desportivo este ano em Portugal, durante dez dias, com mais de 120 cerimónias, premiadas através de medalhas de ouro, prata e bronze, com o respetivo hino nacional”, revelou ao SOL.