Depois de atuar na 26ª edição do festival Paredes de Coura, em 2018, o artista americano volta ao Minho para apresentar “Oh My God”.

Uma das figuras mais celebradas do folk americano, Kevin Morby voltou a Portugal esta segunda-feira. Desta vez no Auditório Vita, em Braga, apresentou o mais recente álbum “Oh My God”.

Como uma espécie de anjo moderno, Kevin Morby revisita Portugal (país que confessou ser-lhe muito querido) para expor o novo trabalho, uma compilação acústica de sentimentos mais íntimos. Num palco que ao longo do concerto se foi parecendo cada vez mais com o Céu, o compositor e intérprete fez-se acompanhar de Hermon Mehari no trompete, que preencheu e refletiu as confissões e reflexões líricas de Morby.

Kevin Morby é um dos mais relevantes artistas folk da atualidade, estreando-se a solo em 2013 com o álbum “Harlem River”. Um disco que teve enorme sucesso entre os amantes do indie, que ficaram de atenção e coração conquistados pela simplicidade do artista nascido no Texas, e que é coexistente com a profundidade e maturidade dos seus versos.

Entretanto, seis anos e quatro álbuns depois, o já consolidado e aclamado Kevin Morby, cujo álbum Singin Saw foi considerado dos melhores de 2016 para a Pitchfork, Mojo e Uncut, lança “Oh My God”. À plateia, Kevin explicou a origem do álbum. Todo composto à guitarra, resultante de nostalgias, intimidades e da necessidade de se sentir produtivo (como confessou em tom de brincadeira). Mais até do que o álbum de estúdio, a experiência ao vivo do mesmo é como ir a uma missa em que se conhecem todos os santos por alcunhas, e onde o salmo é mais familiar do que distante, e que nos toca onde mais se sente, sem se saber onde é.

Com inspiração em Bob Dylan e uma estranha parecença com Leonard Cohen, contudo menos austero, Kevin Morby criou dentro do Auditório Vita um confessionário íntimo e honesto.  As referências bíblicas em “Oh My God” são explicitamente imensas, mas sempre próximas e palpáveis. Todo o espetáculo de Morby foi poesia tornada vida.

A lista de digressões de Kevin Morby pela Europa é já extensa, sendo Portugal ponto de paragem obrigatório, como garantiu o artista, que escolheu inclusive o Porto como cidade para férias em 2014. Foi da mesma cidade que surgiu a inspiração para Dorothy, tema do álbum “Singing Saw”. Em Braga, o concerto integrou-se no ciclo Gnration que promove espetáculos em espaços históricos da cidade. O recinto anunciado tinham sido os jardins do Museu D. Diogo de Sousa, no entanto o concerto acabou por realizar-se no Auditório Vita, na Rua de S. Domingos.