A iniciativa #bragasembeatas ambiciona não só a limpeza da cidade, mas também a consciencialização dos cidadãos e da autarquia.
O movimento bracarense Braga Para Todos organiza #bragasembeatas, que acontece já este sábado entre as 10h e as 12h30. A iniciativa procura limpar as pontas de cigarro da cidade de Braga e mobilizar a autarquia a colocar eco-pontas, defendendo a aplicação de coimas sobre o incumprimento.
Braga Para Todos tem denunciado vários problemas ambientais na cidade, sendo um deles o combate às beatas. Elda Fernandes, responsável do projeto, afirma já terem sugerido ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a colocação de eco-pontas de madeira em locais onde, por norma, se concentram pessoas fumadoras. Para além disso, acha “relevante a Câmara criar um programa de incentivo para as pessoas deixarem o tabaco”, através de ações simples.
Para além da limpeza, o movimento Braga para Todos defende a reciclagem das beatas. Existem vários projetos a serem trabalhados por investigadores e associações, por isso, Elda Fernandes defende que “caso Braga avance na ação pela via legislativa a nível local, se alie a projetos como o caso da Câmara de Guimarães que esta a dar início ao E-tijolo, um projeto que visa incorporar pontas de cigarros em elementos construtivos, nomeadamente tijolos.”
Relativamente à aplicação de coimas, a responsável do movimento esclarece que no Braga para Todos procuram que “primeiro existam opções e condições para que os bracarenses e quem visita a cidade possam respeitá-la”, no sentido de serem criadas “condições para as pessoas não deitarem as beatas para o chão. Caso estas condições não sejam cumpridas, torna-se plausível “as multas e esta informação patente no regulamento da cidade”.
Porém, Braga para Todos não quer só medidas políticas. O movimento procura mover todas as pessoas que se identificam com o projeto e com preocupações ambientais a limpar as ruas da cidade de Braga. Surge, assim, o #bragasembeatas, que tem como ponto de encontro a Avenida Central, nas galerias Free Way no espaço Soul – Alimentação Saudável e do Bem. O percurso será definido no local e pede-se aos participantes que levem luvas e roupa de desporto, pelo que os sacos serão cedidos pelo movimento.
A partir de agosto, decorrerá todos os sábados uma das maiores ações do movimento, o Plogging Braga. Em parceria com várias associações bracarenses, como a Synergia, Associação Juvenil de Gualtar, Espaço Soul e a Abandoned Pets, procura-se aliar a prática de jogging com a ajuda ao ambiente, cuja missão principal passa por apanhar pontas de cigarros e plásticos.