A proposta tem como principal objetivo a adaptação dos parques infantis de Vila Nova de Famalicão e da Trofa a crianças com deficiências físicas e mentais.

“Brincar com a diferença” é o nome de um dos projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019.  Diana Ferreira, da Trofa, Filipa Gomes e Cláudia Marques, ambas de Vila Nova de Famalicão, são as criadoras do projeto, após terem notado falhas nos parques.

“No dia-a-dia verificamos que os parques infantis, na sua maioria, são inadequados e apresentam barreiras que impossibilitam a utilização normal”, apontam. As autoras deste projeto afirmam também que muitas das crianças com deficiência “ficam, muitas vezes, limitadas a observar outras a brincar”.

O projeto, orçamentado em 75 mil euros, pretende a estimulação sensorial através de equipamentos adaptados a crianças com dificuldades físicas e mentais. Tudo de modo a promover a igualdade na utilização dos espaços e a independência das crianças com necessidades especiais. O projeto está em votação até dia 4 de agosto.

O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa do Governo de Portugal para cidadãos entre os 14 e 30 anos. A iniciativa visa a apresentação e votação de ideias para investimento público.