Braga acolheu pela terceira vez o Campeonato Europeu Universitário de Futsal. Universidade de Málaga e Universidade de Múrcia sagraram-se campeãs.
A Universidade do Minho acolheu durante uma semana, de 16 a 23 de julho, o Campeonato Europeu Universitário de Futsal. A prova contou com a presença de 26 universidades de 12 países da Europa. Os títulos masculinos e femininos foram ambos para Espanha.
A Universidade de Málaga, campeã o ano passado, sagrou-se bicampeã Europeia de Futsal Masculino ao vencer os ucranianos da Universidade Nacional de Karazin Kharkiv por 5-1. O treinador do conjunto espanhol, Moli Carrasco, destacou “a boa organização e as boas equipas” presentes no torneio. Miguel Conde Toscano, capitão de equipa, mostrou-se “muito feliz” e dedicou a vitória ao timoneiro. “Ele – Moli Carrasco – teve um ano difícil, merece isto uma vez que é o melhor treinador do mundo”, finalizou o jogador.
O ouro feminino foi igualmente para Espanha. A Universidade de Múrcia venceu por 3-1 a Universidade de Munster, que viajou da Alemanha. Julio Buendia, líder da formação espanhola, mostrou-se “contente por vencer esta competição e ser treinador desta equipa – Universidade de Múrcia – “. “É muito importante para nós promover o desporto entre mulheres, e vencer este título vai permitir podermos participar noutros torneios e conquistar mais títulos”, rematou o timoneiro.
Na luta pelo terceiro lugar masculino houve duelo ibérico. A anfitriã, Universidade do Minho defrontou a Universidade de Jaén. A vitória sorriu aos minhotos, no desempate por grandes penalidades. No feminino, as ucranianas da Universidade Nacional Pedagógica Dragomanov fecharam o pódio ao vencer as croatas da Universidade de Zagreb por 6-5.
A Universidade do Minho ficou no oitavo lugar feminino ao perder por 3-1 para a Universidade de Rouen, que viajou de França.