Lista A apresenta-se como única concorrente.
As eleições para o Senado Académico da Universidade do Minho realizam-se esta sexta-feita. Toda a comunidade estudantil pode exercer do seu poder de voto recorrendo ao sistema de votação eletrónico, eVotUM.
O Senado Académico é o órgão consultivo assegurador da coesão da academia. Cumpre funções de coordenação, prospetiva e planeamento em matérias pedagógicas e científicas que ultrapassam o âmbito das unidades orgânicas. Funciona, ainda, em plenário, possuindo comissões especializadas, nomeadamente a comissão científica, a comissão pedagógica e a comissão de planeamento.
O plenário do Senado é constituído pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, que o preside, presidentes das unidades orgânicas, responsáveis dos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas, presidente do Conselho Cultural, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, administrador da Universidade do Minho, administrador dos Serviços de Ação Social, um estudante por cada Conselho Pedagógico das unidades orgânicas, três representantes dos professores e investigadores doutorados, três representantes dos estudantes e dois representantes do pessoal não docente e não investigador.
Estas eleições contam com uma única lista em competição – a Lista A, que tem como mote “Interligar Academia”. Encabeçada por Nuno Macedo, conta, ainda, com mais cinco membros efetivos: Joana Domingues, Alexandre Gencer, André Teixeira, Catarina Gonçalves e Pedro Alves. Nomeando, também, seis suplentes, sendo eles: Hugo Costa, Mariana Silva, Hugo Salazar, Henrique Ferreira, Afonso Vilaça e Francisca Rodrigues.
O apuramento e divulgação dos resultados provisórios vão ser efetuados dia 19 e 20 de julho juntamente com a análise de eventuais reclamações. Dia 24 de julho será a homologação e divulgação dos resultados.