Tenista português alcança as primeiras meias-finais da temporada. Segue-se Thomas Fabbiano ou Cedrik-Marcel Stebe.
A cidade de Gstaad, na Suíça, recebeu o sexto encontro entre João Sousa e Roberto Bautista-Agut, a contar para os quartos de final do ATP 250 suíço. Apesar do mau arranque, a resiliência e boa condição física do português valeram-lhe a vitória, com os parciais de 4-6, 6-3 e 7-5.
O português, 49.º do ranking mundial, acompanhou, desde cedo, o ritmo do espanhol Bautista-Agut. Os primeiros jogos foram equilibrados e demorados, ainda que com João Sousa a conseguir fechar os jogos de serviço com maior facilidade do que o adversário. Ainda assim, foi o semifinalista de Wimbledon a aproveitar as oportunidades e a conseguir, na segunda metade do parcial, quebrar por duas vezes o serviço do vimaranense. O espanhol avançou, assim, para o comando do marcador.
A terra batida do recinto assistiu a um segundo set de bom nível por parte de João Sousa. Aproveitando a quebra do adversário, o desfecho foi diferente do anterior set, com o português a não deixar escapar a vantagem que adquiriu logo nos instantes iniciais, vencendo por 6-3.
Após o empate do vimaranense, houve a necessidade de decisão no terceiro set. Em mais uma cópia dos dois anteriores sets, João Sousa e Bautista-Agut lutaram até ao fim pela vitória, mas essa, sorriu ao português, que recuperou a desvantagem de um break e ainda teve capacidade para conseguir uma segunda quebra de serviço que lhe garantiu o triunfo.
Nas meias-finais, João Sousa espera o desfecho do jogo entre Thomas Fabbiano e Cedrik-Marcel Stebe. Com este registo, o português aumenta para 18 o número de meias-finais alcançadas no circuito ATP, sendo esta a primeira vez que chega a uma fase tão avançada de um torneio desde Chengdu, em 2018.