Antigas instalações do Hospital de S. Marcos em Braga vão ser ocupadas com uma nova unidade de saúde do grupo Lusíadas. O hospital resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia.
Com data de abertura prevista para dezembro de 2019, o 13º hospital do grupo Lusíadas será instalado em Braga. Vai contar com um investimento aproximado de nove milhões de euros, uma equipa de cerca de 400 colaboradores, 37 gabinetes de consulta, salas de tratamento e exames, salas de bloco operatório e uma unidade de imagiologia. Para além disso, vai possuir serviço de consultas sem marcação para situações urgentes e um sistema ambulatório, isto é, os utentes vão ter apoio ao domicílio, em vez de ficarem internados.
Vasco Antunes Pereira, presidente do conselho de administração da Lusíadas Saúde, afirma quererem “ser uma referência em Braga, investindo em tecnologia, na humanização e excelência dos cuidados de saúde à população. A Lusíadas Saúde foi o primeiro grupo privado a ter hospitais acreditados e certificados pela sua qualidade e segurança”.
O presidente garante querer “trazer essas características que os distinguem como prestadores de serviços de saúde para Braga”. Além de ser o primeiro grupo privado português a ter hospitais acreditados pela sua qualidade e segurança (Joint Commission International), possuí certificados pela utilização da tecnologia (HIMSS).
A data para o arranque das obras está marcada para o final do mês de julho, já foram divulgadas as primeiras imagens do estabelecimento que se assume como “um centro clínico com forte pendor de ambulatório, equipado com todos os meios necessários para uma abordagem médica transversal”. Além disso, foi comunicado que o centro hospitalar vai ter como diretora Sónia Vilaça.
A diretora clínica do Hospital Lusíadas Braga afirma que “a integração desta nova unidade de saúde na cidade vai permitir aliar um corpo clínico de excelência e altamente diferenciado com as condições necessárias para um atendimento personalizado e transversal às necessidades de cada pessoa”.