A obra “O Murmúrio das Imagens” foi o livro que consagrou Joana Matos Frias como a vencedora do Grande Prémio de Ensaio “Eduardo Prado Coelho”.
Na ata do júri destaca-se “a solidez e clareza da fundamentação teórica aduzida sobre um tema tão complexo”, que é a relação multisecular entre a imagem e poesia. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Grande Prémio de Ensaio “Eduardo Prado Coelho” visa destacar, anualmente, uma obra de ensaio literário.
A obra de Joana Matos Frias foi publicada em março em dois volumes e, como se pode ler na sinopse do livro, baseia-se num “estudo que visa apresentar uma ponderada reconstituição teórica desse complexo vínculo entre Poesia e Imagem”. No mesmo texto lê-se que o livro sugere “uma reflexão transdisciplinar que não se escusa mesmo a uma certa indisciplinaridade”.
O Prémio “Eduardo Prado Coelho” já consagrou vários autores, desde 2010. O prémio tem o valor pecuniário de 7.500 euros e destina-se a obras escritas em português por um autor português, publicada em livro, em primeira edição.
Joana Matos Frias é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A autora tem “publicado ensaios no campo da estética comparada, privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema”.
Maio 15, 2021
[…] APE, Município de Famalicão e Comum; Imagem: (0) Comum; (1) […]
Outubro 17, 2019
[…] APE, Município de Famalicão e Comum; Imagem: (0) Comum; (1) […]