Tenista português está pela primeira vez na quarta ronda do Grand Slam britânico. O próximo adversário é Rafael Nadal.

Histórico. João Sousa alcançou este sábado a quarta ronda de Wimbledon pela primeira vez na carreira. A atravessar um grande momento de forma, o número um nacional enfrentou uma maratona de quatro horas e três minutos para derrotar o britânico Daniel Evans (61.º ATP), com parciais de 4-6, 6-4, 7-5, 4-6 e 6-4.

No primeiro set, o tenista português teve algumas dificuldades em encaixar no estilo do jogo do adversário, marcado pelas muitas variações em termos de aceleração e de pancadas. O vimaranense optou muitas vezes pela subida à rede, mas foi quase sempre apanhado em contrapé por um Evans eficaz nos passing shots.

Ao longo dos dois sets seguintes, João Sousa entrou no encontro e começou também a apresentar uma maior variação do seu jogo. Com uma melhor seleção de pancadas e sem nunca virar a cara à luta, o tenista orientado por Frederico Marques foi capaz de recuperar de uma desvantagem de um break em ambos os sets. Dessa forma, o minhoto colocou-se a apenas um parcial de alcançar a quarta ronda do torneio britânico pela primeira vez na carreira.

O quarto set começou com Evans ao ataque e a conseguir uma vez mais o break inicial. Novamente a correr atrás do prejuízo, João Sousa devolveu a quebra de serviço ao sexto jogo, mas cometeu alguns erros quando servia a 4-4 e permitiu um novo break ao britânico, que fechou de seguida o set.

Já com a cobertura do Court No. 1 fechada e com a iluminação artificial ligada – o que alterou as condições de jogo, tornando o piso mais rápido -, João Sousa arrancou a servir para o quinto e último set. O vimaranense voltou a ser o primeiro a ceder o serviço mas, à semelhança dos parciais anteriores, teve a capacidade de devolver a quebra. Num set jogado a um excelente nível por ambos os tenistas e recheado de grandes pontos, foi o português a cerrar o punho para festejar o triunfo quando o volley de Evans ficou na rede.

Pela primeira vez na carreira, João Sousa avança para a segunda semana do torneio de ténis mais antigo da história. Este domingo (o famoso Middle Sunday) é dia de descanso e, na famosa Manic Monday, o número um nacional vai voltar ao court para defrontar o espanhol Rafael Nadal, número dois do Mundo.