A notícia foi adiantada pela Câmara Municipal de Barcelos esta manhã.

A décima edição do festival barcelense Milhões de Festa, que teria lugar este ano, só vai acontecer em 2020. A Câmara de Barcelos, em comunicado publicado na manhã desta terça-feira, afirmou “ter chegado o momento de refletir sobre o espaço que o evento ocupa no panorama nacional e, com base nisso, redefinir a sua missão e estratégia”.

Ao fim de nove anos, “o Município de Barcelos e a Lovers & Lollypops, parceiros e co-produtores do Milhões de Festa desde 2010, acordaram não realizar o Festival em 2019, adiando para 2020 a décima edição desta colaboração”, pode ler-se.

A organização prometeu, no entanto, um regresso em 2020. “Trata-se de uma pausa que terá em conta o sucesso das nove edições realizadas em Barcelos e que em nada compromete o trabalho e a história do evento que, recorde-se, promoveu a estreia nacional de nomes como Electric Wizard, Alt-J Connan Mockasin, Squarepusher, Graveyard, Jacco Gardner, Boogarins, Earthless, Shame, Michael Rother, Sons of Kemet, The Comet is Coming, faUSt & Gnod, Nubya Garcia, entre muitos outros”.

A primeira edição do Milhões de Festa ocorreu em 2006, no Porto, e no ano seguinte foi a vez de Braga receber o festival. A partir de 2010, Barcelos foi a cidade escolhida para fazer ouvir os vários géneros de música.